quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Lisboa: Cardeal-patriarca lembra drama do isolamento dos mais velhos

Agência Ecclesia
 

D. Manuel Clemente (Foto: Arlindo Homem)
D. Manuel Clemente (Foto: Arlindo Homem)

D. Manuel Clemente concedeu entrevista ao jornal do Vaticano sobre a «periferia ocidental» da Europa

Cidade do Vaticano, 26 fev 2015 (Ecclesia) - O cardeal-patriarca de Lisboa concedeu uma entrevista ao jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, na qual apresenta a capital portuguesa como “periferia ocidental” da Europa que se vê confrontada hoje com maior isolamento das pessoas.
“O Patriarcado de Lisboa fica na periferia ocidental do continente europeu: por isso, foi uma porta de saída para o mundo e também porta de entrada para muitos. À volta de Lisboa existem amplos espaços suburbanos, onde a pouco e pouco as pessoas se vão integrando na cidade, provenientes de várias partes do mundo”, refere D. Manuel Clemente
O novo cardeal identifica ainda novas "periferias" de “isolamento e abandono” no centro histórico e noutros lugares da cidade, “especialmente para os idosos”, mostrando ainda preocupação com “as periferias culturais pouco integradas”.
Questionado sobre os efeitos da crise económica, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sustenta que “se a situação não é pior, isso deve-se em boa parte às instituições de solidariedade social, ligadas em grande número à Igreja Católica, ou integradas por católicos, com outras pessoas de boa vontade”.
D. Manuel Clemente aborda ainda o Sínodo Diocesano de 2016, “envolvendo mais de mil grupos de reflexão e ensaio prático a partir dos cinco capítulos da exortação apostólica Evangelii Gaudium”, do Papa Francisco.
“É grande o interesse e o empenho dos cristãos neste caminho, que nos confirma na simplicidade e na misericórdia ativa para com todos, especialmente os mais frágeis”, conclui.
OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário