domingo, 22 de fevereiro de 2015

Papa pede orações antes de partir para retiro

Agência Ecclesia
 

(Lusa)
(Lusa)

Exercícios espirituais de Francisco e colaboradores da Cúria Romana decorrem até sexta-feira, nos arredores de Roma

Cidade do Vaticano, 22 fev2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco pediu hoje no Vaticano as orações dos católicos por si e pelos seus colaboradores da Cúria Romana, que esta tarde iniciam os exercícios espirituais da Quaresma em Ariccia, arredores de Roma.
À imagem do que aconteceu em 2014, a deslocação vai ser feita em autocarro e até sexta-feira, dia final do retiro, são suspensos os compromissos públicos, incluindo a audiência pública semanal.
Francisco abordou esta iniciativa durante o encontro desta manhã com milhares de peregrinos, na Praça de São Pedro, para a recitação do ângelus.
"Confio em especial à Virgem Maria a semana de exercícios espirituais, que tem início hoje à tarde, e na qual vou tomar parte, juntamente com os meus colaboradores da Cúria Romana", disse.
"Rezai para que neste 'deserto' que são os exercícios possamos escutar a voz de Jesus e também corrigir tantos defeitos que todos nós temos, fazendo frente às tentações que todos os dias nos atacam. Peço-vos por isso que nos acompanheis com a vossa oração", prosseguiu.
O retiro espiritual decorre pelo segundo ano consecutivo na Casa “Divino Mestre”, dos Paulistas, cerca de 30 km a sudeste de Roma, em vez do Vaticano, e vai ser orientado pelo padre Bruno Secondin, carmelita, com o tema geral “Servidores e profetas do Deus vivo”.
As reflexões, com base em textos do profeta Elias, vão procurar alertar os membros da hierarquia católica para a importância de exercerem a sua missão na “autenticidade, justiça e fraternidade” e a estarem sempre abertos à “surpresa de Deus”, adianta o serviço informativo da Santa Sé.
A prática dos exercícios espirituais para o Papa e a Cúria Romana teve início em 1925 com Pio XI; Paulo VI transferiu-os em 1964 para o tempo quaresmal.
JCP/OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário