sábado, 14 de março de 2015

Ciclone pode ser um dos piores no Pacífico

Equipes de resgate dizem que serão necessárias várias horas para ter uma ideia clara da situação.

O ciclone tropical Pam atingiu com força o estado insular de Vanuatu e as ilhas Salomão e pode ter sido um dos piores já registrados na história do Pacífico, alertou o escritório neozelandês do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), neste sábado.
"Embora ainda seja muito cedo para dizer com certeza, informações preliminares estão indicando que esse desastre natural pode ser um dos piores na história do Pacífico", afirmou, em nota, a diretora-executiva do escritório do Unicef na Nova Zelândia, Vivien Maidaborn.
Pam pode ter causado danos significativos e deixado várias vítimas, relataram os serviços de emergência da região, que ainda tentam confirmar essas informações.
O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha, na sigla em inglês) anunciou neste sábado que tenta confirmar os relatos de pelo menos 44 mortos.
A energia elétrica e as comunicações permanecem cortadas em todo o país, após a passagem do Pam, de categoria 5. Segundo as equipes de resgate locais, serão necessárias várias horas até que seja possível ter uma ideia clara da situação.
Os moradores passaram a noite em abrigos improvisados, relatou a responsável pela região Pacífico da Cruz Vermelha, Aurelia Balpe, quando Pam e seus ventos associados de 250 km/h castigavam o arquipélago.
O ciclone cruzou a principal ilha de Vanuatu, onde vivem 65 mil pessoas, além de várias ilhas ao sul, com cerca de 33 mil habitantes. Segundo o serviço australiano de Meteorologia, a maior parte do arquipélago pode ter sido atingida.
No último minuto, o ciclone mudou de trajetória e golpeou a capital, Port Vila, com mais violência do que se esperava.
"A imprensa informou sobre a queda de uma torre de comunicação na ilha de Ambrym. Parece que houve vítimas, mas é impossível confirmar isso até o momento", escreveu um funcionário da Defesa Civil em sua página no Facebook.
O Serviço Meteorológico de Vanuatu previu um sábado de fortes ventos, de força "bastante destruidora", chuvas torrenciais e inundações repentinas.
O Escritório de Catástrofes Naturais decretou alerta vermelho em quatro províncias neste carente arquipélago de 270 mil habitantes.
A organização Save the Children anunciou que já se mobiliza para preparar um plano de ação humanitária.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário