Oukaimeden fica a 3.600 metros de altitude e a 50 km de Marrakesh.
Região recebeu número recorde de visitantes, mas falta de hotéis prejudica.
Oukaimeden é a estação de esqui mais alta do norte da África. Localizada a 3,6 mil metros de altura na Cordilheira do Atlas, ela fica no sul do Marrocos, a apenas 50 km do popular destino turístico de Marrakesh, com seus hotéis e piscinas de luxo.
A vista das montanhas da cadeia do Atlas é impressionante, mas instrutores de esqui dizem que a falta de infraestrutura e de hotéis prejudica o crescimento do turismo no local.
18 pistas
Um único teleférico leva os turistas por 1.000 metros até o topo. Chegando lá, há 18 pistas, que neste ano ficaram cobertas por um grosso tapete de neve pela primeira vez em quase duas décadas.
Segundo fontes oficiais, um número recorde de visitantes (cerca de 30 mil por dia) foi a Oukaimeden nas primeiras semanas desta temporada de inverno no Hemisfério Norte. “Mas não é suficiente. A infraestrutura precisa melhorar muito para competirmos com a Europa”, diz Mohamed Bennani, instrutor de esqui da Federação de Esqui do Marrocos.
Oukaimeden tem apenas três hotéis pequenos e alguns chalés. Segundo Bennani, por causa disso a maioria dos turistas vai até lá saindo de Marrakesh apenas para passar o dia.
Dirigir até lá é um desafio, pois a estreita estrada que sobe a montanha pode ficar fechada por quatro ou cinco horas quando neva muito. Uma escapada de fim de semana pode se tornar um pesadelo quando há até 5 mil carros engarrafados no mesmo sentido da via.
Parapente e trekking
Entre novembro e março, os moradores conseguem ganhar algum dinheiro com aulas de esqui ou aluguel de equipamento.
Fora da estação, turistas podem fazer trekking até o topo do monte Tubkal, um dos mais altos do Atlas, atingindo 4 mil metros de altura.
Também é possível voar de parapente, especialmente quando a temperatura em Marrakesh atinge 45°C.
Além de Oukaimeden, há outra estação de esqui no Marrocos, Ifrane, menor e perto da cidade de Fez.
O turismo é uma atividade fundamental para a economia do Marrocos, e o país espera dobrar o número de visitantes de 10 milhões para 20 milhões em 2020.
Oukaimeden
Nenhum comentário:
Postar um comentário