Groenlâdia significa ‘Terra Verde’, mas 80% do seu território é coberto por gelo.
Por Marco Lacerda*
A Groenlâdia tem um nome que significa “Terra Verde”, mas80% do seu território é coberto por gelo. É, possivelmente a maior ilha do mundo, com 2,1 milhões de km². Para se ter uma ideia, esse tamanho deixa o estado do Amazonas no chinelo. Porém, mesmo com essa enormidade toda, a Groenlândia faz parte do reino da minúscula Dinamarca com seus míseros 43 mil km², o mesmo tamanho do estado do Rio de Janeiro.
Apesar de fazer parte do Reino da Dinamarca, a Groenlândia não faz parte a União Europeia. Até já fez, mas se retirou em 1985, sendo o único caso do tipo até hoje. Ser estranha não significa que a Groenlândia não seja um belo destino de férias. O país é considerado um dos lugares mais atraentes do mundo para quem gosta de belezas e paisagens naturais, além de ter atividades totalmente exóticas para quem vive abaixo do círculo polar artico, ou seja, o mundo inteiro.
Dito isto, mãos à massa. Parta da Islândia até à Groelândia, combinando trekkings pelos glaciares, montanhas e tundra. Uma viagem para contemplar as maravilhas do Ártico: icebergs dispersos, gelo azul, o espetáculo único das auroras boreais e uma natureza ainda em estado selvagem.
Conhecer o sul da Groelândia significa entrar num mundo que é, até aos dias de hoje, o lar dos índios Inuit e onde ainda pairam no ar as suas formas de vida tradicional e a luta do homem pela adaptação a um meio ambiente adverso.
O sul da Groelândia surpreende pelo impacto de um mar imenso salpicado de icebergs e pela beleza impressionante dos glaciares e do bramido que fazem ao despenhar-se no mar, quebrando o silêncio idílico deste local cheio de fiordes. Pelo caminho, navegamos entre os fiordes, icebers e línguas glaciares.
Dormiremos num acampamento situado num local com uma vista privilegiada para uma frente glaciar. Teremos também a possibilidade de efetuar uma das excursões mais atrativas da Groelândia, caminhando num dos glaciares do Inlandis, por entre as suas brechas, grutas e vales dessa labiríntica formação de gelo. Uma caminhada impressionante e única. Caminharemos igualmente através da tundra e de vales glaciares, avistando manadas de caribús, para pescar salmões do Ártico e colher frutos silvestres.
No verão as temperaturas nas zonas costeiras do sul de Groelândia são bastante temperadas, entre 8 e 15ºC, baixando durante a noite aos 0 e 5ºC. As primeiras geadas noturnas ocorrem a partir de meados de agosto; no entanto, devemos sempre contar com algum dia de vento ou de chuva.
Conheça Nuuk, a maior cidade da Groenlândia:
*Marco Lacerda é jornalista, escritor e Editor Especial do Domtotal
Nenhum comentário:
Postar um comentário