quinta-feira, 28 de maio de 2015

Cármen Lúcia: STF julgará caso das biografias nos próximos 40 dias

Processo das biografias não autorizadas está no STF desde 2012. 
GloboNews Miriam Leitão vai ao ar hoje, às 21h30.


Miriam Leitão entrevista a vice-presidente do STF, Cármen Lúcia Rocha (Foto: GloboNews)Miriam Leitão entrevista a vice-presidente do STF, Cármen Lúcia Rocha (Foto: GloboNews)
Em entrevista exclusiva a Miriam Leitão, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, relatora do processo sobre biografias não autorizadas no STF, disse que até o fim deste primeiro semestre, portanto nos próximos 40 dias, a questão estará resolvida. 
O caso se arrasta desde 2012, quando a Associação Nacional de Editores de Livros (Anel) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra artigos do Código Civil que protegem os biografados.
O assunto voltou a ganhar força em 2013, quando foi formado o grupo ‘Procure Saber’, presidido pela empresária Paula Lavigne, contra a demanda dos profissionais do livro, reforçada por artigos de alguns de seus membros mais ilustres, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Um dos principais personagens dessa batalha é o cantor Roberto Carlos, que conseguiu, na Justiça de São Paulo, proibir a  venda e recolher os exemplares da biografia “Roberto Carlos em Detalhes”, escrita pelo jornalista Paulo César de Araújo. Na entrevista, a ministra Cármen Lúcia comenta ainda as manifestações pelo país
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário