sábado, 2 de maio de 2015

Morre aos 89 anos a bailarina russa Maya Plisetskaya, conhecida como a ‘rainha do ar’


Morreu neste sábado, em Munique, na Alemanha, a bailarina e coreógrafa russa Maya Plisetskaya, aos 89 anos, vítima de um ataque cardíaco. Considerada por muitos uma das maiores bailarinas do século XX, a “rainha do mar”, como era conhecida, chegou a ser atendida por uma equipe médica, ainda em casa, mas não resistiu.
A informação foi confirmada pelo diretor do Teatro Bolshoi, Vladimir Urin, em entrevista às agências de notícias russas TASS e RIA Novosti: “Foi um ataque cardíaco fulminante. Os médicos tentaram de tudo, mas não havia nada que pudessem fazer. Algumas semanas atrás nos encontramos. Ela parecia saudável, fez brincadeira, mas aconteceu. O coração da maior entre todas as bailarinas parou”, declarou.
Por meio da agência de notícias do governo russo, o presidente Vladimir Putin lamentou a morte de Plisetskaya. O primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvédev, também falou sobre a bailarina, que ele classificou como genial. “Parte Maya Plisetskaya. Uma bailarina genial, cuja personalidade gozava de uma combinação única de arte, beleza, honestidade e dignidade. De gente assim é especialmente difícil se despedir. Com ela se vai toda uma era do balé”, escreveu Medvédev, em sua conta oficial no Facebook.
Maya Plisetskaya, quando interpretou “Carmem”, em 1974
Maya Plisetskaya, quando interpretou “Carmem”, em 1974 Foto: Reprodução / WikiCommons
Plisetskaya é responsável por criar o Balé Imperial Russo e se apresentou em espetáculos clássicos da companhia como “O Lago dos Cisnes”, “Ana Karenina”, “Dom Quixote” e “Carmem”. Em mais de 50 anos de carreira, a bailarina se apresentou em mais de mil oportunidades. Além de comandar a tradicional companhia russa, Maya dirigiu o Balé Clássico Nacional de Espanha, nos anos 1990. Pelos serviços prestados, ela foi contemplada com o título de cidadã espanhola.
Nos anos 1990, Maya Plisetskaya obteve nacionalidade espanhola depois de ter dirigido o Ballet Clássico Nacional de Espanha. Em 2005 foi distinguida com o Prêmio Príncipe das Astúrias das Artes de Espanha.
Maya Plisetskaya era casada com o compositor russo Rodion Shchedrin. Os dois moravam em Munique desde o final da década de 90. O sepultamento da bailarina deve acontecer na cidade alemã, neste domingo.
Maya Plisetskaya, ao lado do marido, o compositor russo Rodion Shchedrin
Maya Plisetskaya, ao lado do marido, o compositor russo Rodion Shchedrin Foto: Reprodução / WikiCommons

Nenhum comentário:

Postar um comentário