Empresa tem planos para construir um sistema capaz de alimentar residências da região.
Se engana quem pensa que a força da correnteza só serve para impulsionar embarcações ou arrastar banhistas. Além disso, também é capaz de produzir energia limpa. Prova disso é o Perth Project, uma iniciativa da Carnegie Wave Energy que utiliza as ondas do mar para produzir energia e água potável.
Situado em Garden Island, na Austrália, onde está localizada a maior base naval australiana, o projeto conta com boias de cerca de 20 metros de diâmetro presas ao fundo do mar, que compõem o chamado Ceto 6. Ao moverem-se de acordo com as correntes marítimas, as boias acionam as bombas, que conduzem a água a uma pressão altíssima até a unidade terrestre, fazendo funcionar as turbinas e geradores e produzindo energia.
A pressão da água também é utilizada para mover unidades de dessalinização, que tornam a água do mar própria para o consumo.
Toda a energia produzida pelo projeto é utilizada pela base naval australiana. Contudo, a empresa já tem planos para, em 2016, construir um sistema ainda maior, capaz de alimentar também residências da região.
Este não é o primeiro projeto que gera energia a partir das ondas do mar com boias submersas. Os responsáveis pelo sistema afirmam que ele mantém a paisagem intacta e evita possíveis danos provocados por tempestades às boias.
Eco Desenvolvimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário