Termina nesta quarta-feira, dia 10 de junho no Vaticano, mais uma reunião do Conselho dos nove Cardeais, instituído pelo Santo Padre para o apoiar na Reforma da Curia Romana. Na agenda deste encontro a criação de dois novos dicastérios: Leigos, Família e Vida por um lado e por outro Justiça, Paz e Caridade – que absorvem assim os atuais Conselhos Pontifícios que desenvolvem estas causas.
Está também a ser tratada a reforma dos media vaticanos: L’Osservatore Romano, Rádio Vaticano e Centro Televisivo Vaticano. Estes deverão ser enquadrados numa dinâmica de trabalho na qual se incluem também o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais e a Sala de Imprensa da Santa Sé.
Outros temas estarão também em cima da mesa, tais como, a Comissão Pontifícia para a tutela dos menores e a Secretaria e Conselho para Economia.
Os trabalhos do C9 têm como objetivo a publicação de uma Constituição Apostólica que substitua a “Pastor Bonus” que está em vigor. Segundo informou, recentemente, o Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, não é previsível uma decisão concreta neste ano de 2015. Contudo, poderão ser avançadas decisões intermédias como já aconteceu com o IOR – Instituto para as Obras de Religião, também conhecido como ‘Banco do Vaticano’. (RS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário