sexta-feira, 12 de junho de 2015

Expo Milão 2015: Dia Nacional da Santa Sé

Rádio Vaticana

Milão (RV) – A Santa Sé celebrou nesta quinta-feira (11/06), o seu “Dia Nacional” na Expo 2015, em Milão, onde o arcebispo substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado da Santa Sé, o Arcebispo Angelo Becciu, alertou para a “necessidade” de combater a fome.
“Uma ação partilhada cuja prioridade é reduzir o número de pessoas com fome deve considerar não apenas as intervenções em situações de emergência, mas as atividades de apoio ao desenvolvimento agrícola e seu financiamento na proporção das diferentes capacidades dos doadores e as necessidades dos beneficiários”, explicou o arcebispo.
Dia Nacional da Santa Sé
O discurso de Dom Becciu foi feito no âmbito do Dia Nacional da Santa Sé que participa na exposição mundial com um pavilhão bíblico dedicado ao tema ‘Nem só de pão’. Segundo o arcebispo, o “dar e receber com a justiça” exige uma “formação das consciências” para as necessidades do outro mesmo quando o “problema” está relacionado com o uso da tecnologia, a sua “transferência para as áreas mais vulneráveis”. “Sem limitar os seus poderes, direitos, e não menos importante hábitos e culturas alimentares”, alertou.
Liberdade de conflitos
Um compromisso que, segundo a Santa Sé, “exige” que governos, instituições internacionais e organizações da sociedade civil estejam “envolvidas no trabalho de segurança alimentar” para preservar a diversidade e use como “ferramenta concreta” o diálogo.
“As religiões e as suas tradições estão conscientes de que a liberdade da fome também significa liberdade de conflitos e prevenção da guerra como recordam as ladainhas dos santos na Igreja Católica, associando a invocação da libertação da doença e da fome à guerra”, acrescentou. A presença da Santa Sé na Expo de Milão-2015 tem como elementos principais encontros e eventos de caráter cultural e artístico, para além de momentos de celebração religiosa.
“Alimentando o Planeta, Energia para a Vida” é o tema da Exposição Universal de Milão que conta com a participação de 145 países, até 31 de outubro deste ano. (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário