sábado, 27 de junho de 2015

Festival de Cannes: veja campanhas incríveis premiadas em 2015

G1 lista 10 cases que conquistaram Grand Prix no festival de publicidade.
Cannes Lions distribui até sábado (27) premiações em 21 categorias.

Do G1, em São Paulo

O Cannes Lions, o mais prestigiado festival de publicidade do mundo, distribuiu prêmios para um total de 21 áreas. Confira a seguir alguns dos trabalhos que receberam o Grand Prix, o prêmio máximo, em suas categorias.
Espacate de Van Damme no meio de caminhões
Série para a Volvo incluiu vídeo com Van Damme fazendo espacate no meio de caminhões  (Foto: Reprodução/YouTube)Série para a Volvo teve Van Damme fazendo espacate no meio de caminhões (Foto: Reprodução/YouTube)
A série de vídeos feitos para a Volvo Trucks faturou o Grand Prix em Creative Effectiveness, categoria que premia campanhas com impacto comprovado sobre o comportamento dos consumidores e lucratividade da marca.
Criado pela agência sueca Forsman & Bodenfors, o case "Live Test Series" produziu uma série de vídeos incríveis, incluindo o que traz o ator Jean-Claude Van Damme realizando uma abertura de pernas do tipo "espacate" entre dois caminhões em movimento. A propaganda teve mais de 100 milhões de visualizações na internet e gerou uma série de memes. Assista aos videos
Campanha da Under Armour com Gisele Bündchen
Campanha da Under Armour, protagonizada por Gisele Bundchen, faturou Grand Prix em Cannes (Foto: Reprodução/YouTube)Campanha da Under Armour com Gisele Bundchen faturou Grand Prix em Cyber (Foto: Reprodução/YouTube)
A campanha da marca esportiva Under Armour, protagonizada pela modelo brasileira Gisele Bundchen, faturou o Grand Prix em Cyber, categoria que premia a criatividade aliada a soluções digitais.
No case “I will what I want”, criado pela agência Droga5, de Nova York, a top surpreende ao aparecer esmurrando um saco de pancadas e mostrando suas habilidades com kung fu e ioga. Enquanto ela treina, comentários extraídos de redes sociais, tanto de fãs como de críticos, aparecem ao fundo, em projeções nas paredes.  Entre um ou outro elogio, aparecem frases como “Gisele é tãoooo fake”, “Ela é velha”, “Ela definitivamente não é especial”. Por fim, o slogan “I will what I want”, algo como “serei o que eu quiser”.
A campanha foi veiculada na televisão e ganhou continuidade na internet com o lançamento de uma plataforma e um filme interativo no qual era possível conferir comentários sobre a modelo em tempo real. Veja o site da campanha
'Tinta invisível' que brilha no escuro para ciclistas
Grey de Londres criou spray de 'tinta invisível' que brilha no escuro para ciclistas (Foto: Reprodução/YouTube)Grey de Londres criou spray de 'tinta invisível' que brilha no escuro para ciclistas (Foto: Reprodução/YouTube)
Na categoria Design, o Grand Prix foi para o trabalho "Lifepaint", da Grey de Londres para a Volvo. A agência desenvolveu um spray de uma espécie de "tinta invisível", que é transparente durante o dia, mas brilha no escuro, desenvolvido para garantir visibilidade e segurança dos ciclistas à noite. O case faturou ainda o GP em Promo & Activation Assista ao vídeo
'Sequestro' de audiência da Volvo no Super Bowl
Ação feita pela Grey de NY fez a Volvo 'sequestrar' a audiência no Super Bowl sem investir em mídia na TV (Foto: Reprodução/YouTube)Volvo conseguiu 'sequestrar' audiência no Super Bowl sem comprar espaço na TV (Foto: Reprodução/YouTube)
A ação feita pela Grey de Nova York para a Volvo durante o Super Bowl nos Estados Unidos faturou o Grand Prix na categoria Direct, que premia criações com mecanismos de resposta direta dos consumidores.
A montadora não comprou nenhum espaço comercial nn TV no Super Bowl deste ano, mas conseguiu "sequestrar" a audiência com uma promoção via Twitter. Quem usasse a hashtag #volvointerception no momento da exibição de um comercial de um carro dos concorrentes na TV concorreria a um Volvo zero quilômetro. Para participar, o internauta deveriam mencionar também alguém do seu círculo que merecia ganhar um Volvo. Com a ação, a marca conseguiu entrar na sessão de “trending topics” do dia e dominar as conversas sobre o setor automotivo para si, sem investir um tostão em compra de mídia no horário comercial considerado o mais caro do mundo.Assista ao video
Aplicativo secreto para mulheres sob ameaça
Vodafone desenvolveu aplicativo secreto para salvar mulheres em perigo (Foto: Reprodução/YouTube)Vodafone desenvolveu aplicativo secreto para salvar mulheres em perigo (Foto: Reprodução/YouTube)
Um aplicativo "secreto" criado na Turquia para mulheres poderem pedir ajuda quando estão sob ameaça foi o grande vencedor da categoria Media, que premia o uso criativo e inovador dos meios de comunicação.
O case “Vodafone Red Light Application/Between Us”, da Y&R Team Red Istambul para a Vodafone, foi desenvolvido para auxiliar as mulheres que sofrem violência doméstica. Pela tecnologia, mensagens com pedido de ajuda com a localização do usuário são enviadas para três pessoas pré-definidas, bastando apenas que se balance o aparelho. Assista ao vídeo
A divulgação do aplicativo foi feita com cuidado: em etiquetas de roupas, em produtos exclusivamente femininos e em banheiros.
Campanha da Apple com fotos de iPhone
Campanha da Apple criou galeria de fotos tiradas pelos usuários de iPhone (Foto: Reprodução/YouTube)Campanha da Apple criou galeria de fotos tiradas pelos usuários de iPhone (Foto: Reprodução/YouTube)
O grande vencedor da categoria Outdoor foi para o case "World Gallery", criada pela TBWA Media Arts Lab, de Los Angeles para o iPhone 6. Lançada em diversos países, a campanha da Apple espalhou pelas ruas fotos tiradas pelos usuários do smartphone da marca. Além de outdoors e mobiliário urbano, as imagens foram reunidas em no site apple.com/iphone/world-gallery
Campanha desconstrói ideia de 'fazer algo como uma menina'
Propaganda desconstrói percepções machistas do que significa fazer algo "que nem menina" (Foto: Reprodução/YouTube)Propaganda desconstrói percepções machistas do que significa fazer algo "que nem menina" (Foto: Reprodução/YouTube)
A propaganda “Like a Girl”, lançada no Super Bowl 2015 e uma das mais vistas no ano no YouTube, faturou o Grande Prix na categoria PR, que destaca as melhores campanhas de relações públicas e conquista de mídia gratuita.
Criada pela Leo Burnett Toronto para o absorvente feminino Always, da Procter & Gamble, o comercial desconstrói as percepções negativas e machistas do que significa fazer algo "que nem menina". Assista ao video
'Never Stop Riding'
Campanha para a rede de ciclovias de Buenos Aires faturou o GP em Press (Foto: Divulgação)Campanha para a rede de ciclovias de Buenos Aires faturou o GP em Press (Foto: Divulgação)
O esquilo corre atrás da noz, o bebê atrás do peito, as libélulas atrás de luz e o cachorro atrás do próprio rabo. Essas foram as ideias usadas pela  agência La Comunidad, de Miami, para promover a rede de ciclovias de Buenos Aires, que funciona 24 horas por dia.
O trabalho formado por 4 peças no formato de desenho faturou o GP na categoria Press, que premia criações voltadas para a midia impressa.
Peixinho de ferro para combater anemia
Campanha criou peixinho de ferro para ajudar no combate a anemia no Camboja (Foto: Reprodução/YouTube)Campanha criou peixinho de ferro para ajudar no combate a anemia no Camboja (Foto: Reprodução/YouTube)
Um peixinho de ferro foi o grande vencedor da categoria que avalia o poder do design para gerar mudanças. O case "The Lucky Iron Fish Project” foi criado pela Geometry Global de Dubai para Lucky Iron Fish com o objetivo de combater a deficiência de ferro na população do Camboja.
Colocar um pedaço de ferro na panela, enquanto a comida está cozinhando, é uma forma simples de ajudar suprir as necessidades de ferro de uma família. Mas a ideia não foi bem recebida pelo cambojanos. Para reverter esta situação, foi criado então um ferro em formato de peixe, que é um símbolo de sorte no país. Assista ao vídeo
Palavras íntimas
  •  
Campanha criou vocabulário para a comunidade que não falava nome de partes íntimas (Foto: Reprodução/YouTube)Campanha criou vocabulário para a comunidade que não falava nome de partes íntimas (Foto: Reprodução/YouTube)
Na categoria Health&Wellness, que contempla ações de comunicação ligadas à saúde, o Grand Prix foi para o trabalho “Intimate words”, da Leo Burnett do México para Always, da P&G.
O case mostra uma ação desenvolvida em uma comunidade na qual as mulheres não falavam os nomes de partes intimas, o que levava a muitos diagnósticos médicos errados.  Não se dizia que a dor era na vagina ou no útero, por exemplo. "Uma grande ação precisa de poucas palavras", destaca a campanha que ajudou a criou um novo vocabulário para a comunidade. Assita ao víde
o

Nenhum comentário:

Postar um comentário