terça-feira, 2 de junho de 2015

'Heroes of the storm', da Blizzard, é Moba ágil e sem heroísmos - G1 jogou

Desenvolvedora lança seu 1º título no gênero de arenas de batalha online.
Game apresenta diferenças vitais em relação a 'Dota 2' e 'League of Legends'.

Cesar SotoDo G1, em São Paulo

"Heroes of the Storm" fecha um ciclo para a Blizzard, produtora que influenciou alguns dos principais Mobas (arenas de batalhas multiplayer online), mesmo sem lançar um game do estilo. O novo jogo é feito para quem curte "Dota", "Warcraft 3" e "League of Legends". Após dez anos, a desenvolvedora lança nesta terça-feira (2) seu primeiro Moba. Mas "Heroes of the storm" se diferencia bastante de seus "primos". Assista ao vídeo acima.
"Heroes" (ou "HotS", como eu espero que game venha a ser chamado) chega aos PCs de forma gratuita e se utiliza muito bem das características que consagraram inúmeras franquias da Blizzard.
Tanto que a maior delas é a possibilidade de controlar personagens de outros games da empresa, como "Diablo", "Warcraft", "Starcraft" e "Lost Vikings".
Eles formam o panteão de "heróis da tempestade" do título e dão aquela sensação de familiaridade e nostalgia ao jogador. Afinal, é difícil encontrar um gamer atualmente que nunca tenha se aventurado por algum jogo da desenvolvedora.
Para se afastar de "Dota 2" e "League of Legends", Mobas consagrados com públicos fiéis, a Blizzard buscou um game mais simples, claramente dedicado ao jogador mais casual. Uma das maiores novidades é a ausência de dinheiro durante as batalhas.
Isso não quer dizer que o usuário não pode moldar seu herói. Ele apenas não depende mais do último golpe nas criaturas inimigas, ação das mais importantes nos concorrentes. A diferença pode ser construída através das diferentes habilidades que podem ser escolhidas durante a evolução do personagem na batalha.
'Heroes of the Storm' traz diversos personagens de games da Blizzard (Foto: Divulgação/Blizzard)'Heroes of the Storm' traz diversos personagens de games da Blizzard (Foto: Divulgação/Blizzard)
Os mapas do game não escondem a inspiração na estrutura criada por seus antecessores, mas buscam sua própria identidade. Enquanto os rivais mantém o ambiente com três caminhos e alguns monstros espalhados, "Heroes of the storm" oferece sete mapas aos jogadores. Com pontos de interesse bem distintos, cada um exige uma estratégia diferente para a vitória.
A experiência adquirida é compartilhada por todos do mesmo time, assim como os pontos ao matar um herói rival. Isso aumenta a dependência nos companheiros de equipe e diminui a possibilidade de alguém ganhar o jogo sozinho. Essa talvez seja a maior ameaça ao game no Brasil, que apresenta uma comunidade considerada um tanto individualista por algumas pessoas.
"Heroes of the storm" é a primeira tentativa em um gênero que se populariza cada vez mais da maior especialista em games multiplayer do mundo. Ao apostar em uma jogabilidade mais simples, com uma curva de aprendizado menor, Blizzard parece ter acertado no alvo mais uma ve
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