Rádio Vaticana
No Nepal, após o devastador terramoto do passado dia 25 de abril começaram, paulatinamente, a serem reabertas as escolas em espaços improvisados. Milhares de crianças, muitas delas ainda traumatizadas pela perda dos seus familiares, voltaram neste domingo dia 31 de maio à escola depois do terramoto que causou mais de 8000 mortes.
O sismo de 25 abril destruiu escolas em todo o país e muitas crianças tiveram que voltar às aulas em centros provisórios fabricados com bambu ou tendas de campanha instaladas nos pátios.
Nas aulas falasse sobre o terramoto e os professores estão a ser treinados para ajudarem as crianças a superarem o trauma e a adaptarem-se a estar de volta à escola. Desenham e brincam com elas tentando faze-las recuperar uma certa normalidade.
Recordemos que o terramoto de magnitude 7,8 danificou cerca de 8 mil escolas no Nepal. Nos distritos rurais mais afetados pelo terramoto, (Gorkha, Nuwakot e Sindhupalchowk) 90% das escolas foram destruídas. A reabertura estava prevista para 17 de maio, mas teve que ser adiada devido a um segundo terramoto de magnitude 7,4 que sacudiu o país a 12 de maio.
Algumas escolas no Nepal não conseguiram reabrir as suas portas neste domingo porque ainda há problemas de segurança ou porque não terminaram a construção das salas de aula provisórias.
(RS/SP- Fides)
(from Vatican Radio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário