quarta-feira, 1 de julho de 2015

Papa poderá encontrar Cuba e EUA já com relações retomadas

Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) – Durante a Viagem Apostólica a Cuba e aos Estados Unidos, em setembro próximo, o Papa Francisco poderá encontrar já reabertas as embaixadas dos respectivos países em Havana e Washington.
A expectativa para o anúncio da concreta retomada das relações diplomáticas entre Cuba e EUA, rompidas em 1961, agita a imprensa internacional nesta quarta-feira, (01/07). O embargo econômico, contudo, só poderá ser cancelado por meio de uma decisão do Congresso estadunidense. 
Barack Obama visitou o Papa no Vaticano em março do ano passado e, na ocasião, teria informado Francisco sobre uma comissão que, em 2013, teria dado início ao processo de reaproximação entre os dois países.
O Pontífice, então, desempenhou um papel fundamental no processo de normalização das relações entre os dois países, como reconheceram Obama e o Presidente cubano, Raúl Castro, ao anunciar, em dezembro passado, o acordo histórico para a restauração das relações diplomáticas bilaterais.
Em um histórico discurso transmitido ao vivo pela TV cubana, também em dezembro, Raúl Castro anunciou o descongelamento das relações com Washington 55 anos após a revolução. Castro agradeceu “ao Vaticano, e em particular ao Papa Francisco, pelo apoio dado às negociações” que levaram à reaproximação com os Estados Unidos. (RB)
(from Vatican Radio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário