Roma, 06 ago (sirnoticias@hormail.com) Valendo-se das Novas Tecnologias da Informação, a Conferência Episcopal Italiana (CEI) apresentou recentemente um 'app' para orar com a Liturgia das Horas, trata-se do "App CEI - Liturgia delle Ore".
Este aplicativo "nasce gratuito para oferecer a todos a possibilidade de unir-se aos louvores da Igreja por meio do Ofício Divino", descreve o Episcopado Italiano na apresentação da ferramenta tecnológica.
Diferente dos outros aplicativos do mesmo gênero, este 'app' apresenta o texto oficial da Liturgia das Horas da Conferência Episcopal Italiana, e também versões em áudio para as diversas horas do Ofício Divino que se utilizam ao longo da jornada.
"O 'app' contêm inteiramente os quatro volumes da Liturgia das Horas, não só a partir do ponto de vista de seu texto -como já vem outros aplicativos similares- mas que se caracteriza porque dá a possibilidade de escutar as celebrações da Liturgia durante o dia", comenta o liturgista Fray Domennico Dinatelli.
O propósito do aplicativo é aproximar a Liturgia aos fiéis que não tem a possibilidade de realizá-la com outras pessoas e ter a sensação de estar no interior de uma igreja orando em comunidade a partir do dispositivo móvel. Para isso se contou com o apoio de um coro profissional que teve a responsabilidade de gravar o canto e a recitação da Liturgia das Horas.
O aplicativo inclui um calendário que permite seguir a Liturgia de cada dia, um menu que facilita a oração ao longo da jornada com os textos e o áudio. Tudo com a possibilidade de interagir compartilhando os conteúdos com outros usuários. Além disso, oferece a opção das anotações para separar os fragmentos de texto favoritos.
Além disso, o 'app' se apresenta como uma ferramenta útil para a oração, especialmente para as pessoas que se encontram sozinhas ou enfermas, como comentou o Padre Carmine Arice, Diretor Nacional para a Pastoral da Saúde, em uma entrevista televisiva: "A oração, diz Santo Agostinho, é o respiro da alma. Temos necessidade de orar sobretudo nos momentos de fragilidade, como o é a enfermidade, para poder viver. É uma necessidade, não é um tributo que nós devemos dar a Deus. É o dom que temos de uma busca de sentido de todas as experiências que possamos viver, que pode vir de uma maneira devocional ou de uma experiência mais elevada".
Por isso, como prossegue o sacerdote, "a Liturgia das horas é um momento importante na tradição, na experiência da Igreja. É santificar a jornada através de momentos pontuais. É santificar o tempo, é fazer entrar a Deus em nossa jornada cotidiana e permitir ao Senhor ser nosso companheiro de viagem na vida". "A oração é escutar a Deus que nos diz: eu estou contigo", acrescentou.
Com esta ferramenta, assim como o aplicativo das Sagradas Escrituras "La Sacra Bibbia" -apresentado no final de 2013-, a CEI busca aproximar a Palavra de Deus aos fiéis, especialmente aos usuários das novas tecnologias. O 'app' está disponível no Google Play e na App Store.
SIR
Nenhum comentário:
Postar um comentário