Irmã Fátima Magalhães - Milhares de membros da Família Teresiana peregrinaram à cidade espanhola de Ávila
Peregrinação internacional integrou cerca de 200 religiosas, leigos e jovens portugueses
Lisboa, 05 ago 2015 (Ecclesia) – Dois mil membros da Família Teresiana de Henrique de Ossó, entre os quais 200 religiosas, leigos e jovens portugueses, acorreram a Espanha para uma peregrinação internacional dedicada ao quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Ávila.
Num testemunho enviado hoje à Agência ECCLESIA, a irmã Fátima Magalhães, que participou no encontro em Ávila, destaca a oportunidade de conhecer os “lugares percorridos por Santa Teresa de Jesus há 500 anos”.
“Dos vários continentes foram chegando jovens e adultos, todos eles ligados à Família Teresiana de Henrique de Ossó para, como grande Família, dar graças a Deus pela vida desta grande mulher, que ainda é, para nós hoje, exemplo de entrega e empenho no serviço da missão cristã”, realça a religiosa.
A consagrada sublinha ainda a importância que o evento teve para que todos, especialmente os mais novos, conhecerem as origens da congregação à qual estão ligados e também as origens de uma mulher “sábia e santa, que, pelo testemunho da sua vida, pelos seus escritos e fundações”, mostrou ao mundo a sua “paixão por Cristo”.
“Muito se partilhou, muito se viveu, muito se visitou nestes lugares teresianos”, conta a irmã portuguesa, que realça “três momentos muito significativos” que tiveram lugar ao longo dos últimos dias.
Um musical intitulado “Se Teresa voltasse hoje”, da autoria da família teresiana de Barcelona e que “pôs Teresa de Jesus a dialogar com o mundo de hoje, com os seus problemas sociais, a realidade juvenil de hoje, e os problemas da mulher na sociedade”.
Depois também um “abraço” que toda a Família Teresiana deu junto “à muralha de Ávila”, uma “cadeia humana” colorida com as cores do logotipo do 5.º centenário e que convidou os consagrados, leigos e jovens à missão.
“Tal como Teresa e seu irmão Rodrigo, que atravessaram as muralhas para irem dar a vida por Cristo, em terras distantes, também nós, depois destes dias de peregrinação ao cerne da nossa espiritualidade teresiana, queremos voltar para o mundo das nossas realidades e fazer chegar os nossos sonhos de amor e vida às pessoas sedentas de vida e de esperança”, frisa a irmã Fátima Magalhães.
Outro momento “mais profundo” foi a eucaristia presidida pelo bispo de Ávila, D. Jésus Bourillo, uma “festa de família” em que os participantes foram convidados a “continuar a ser no mundo agentes de transformação”.
As celebrações do 5.º centenário do nascimento de Santa Teresa de Ávila continuam até Outubro de 2015, um pouco por todo o mundo.
Em Portugal o programa ainda vai incluir atividades como um congresso intitulado “Às voltas com Deus”, em Fátima, de 16 a 18 de outubro, e uma peregrinação nacional teresiana, a 18 de Outubro que culminará com um musical no Centro Paulo VI, ainda na Cova da Iria.
JCP
Nenhum comentário:
Postar um comentário