Madri e Paris, 03 ago (sirnoticias@hotmail.com) – Uma carta pastoral para “devolver o sentido espiritual” ao Caminho de Santiago de Compostela. Com o título “O caminho de Santiago: busca e encontro”, a carta foi escrita pelos Bispos espanhóis e franceses das Dioceses pelas quais passa o antigo itinerário de peregrinação.
É a partir de 2009 por iniciativa de dom Barrio Barrio, arcebispo de Compostala, os prelados dos dois Países se encontram com o objetivo de promover juntos uma pastoral comum de evangelização sobre o Caminho de Santiago. Este ano, depois de anos de trabalho e debate, conseguiram publicar o texto.
“Este caminho – explica dom Marc Aillet, bispo de Bayonne – possui uma especificidade: é um itinerário de fé e de comunicação da fé. Desde a idade média, este caminho, de alguma maneira, plasmou a Europa, partilhando os valores do Evangelho através das peregrinações de milhares de romeiros cristãos”.
Esta matriz cristã, porém, com o passar dos séculos e, sobretudo hoje, perdeu sua vitalidade. “Certo número de associações culturais, leigas e, às vezes, laicistas, bem como agências de turismo se apoderaram deste caminho e o esvaziaram aos poucos de seu significado espiritual para torná-lo um itinerário turístico e cultural como tantos outros”.
Por isso a exigência de refazer do Caminho de Compostela um itinerário de evangelização, também sabendo que 70% das pessoas que o percorrem não o fazem por motivos religiosos. “No entanto – acrescenta o bispo de Bayonne – percebemos que iniciar este caminho significa manifestar certa busca de sentido, um sopro novo na própria vida, o desejo de interromper os ritmos acelerados de hoje e sintonizar com o ritmo da criação, a cada passo do ser humano. Existem muitas testemunhas que nos afirmam que neste Caminho se experimentam vários encontros com Deus e com o Cristo”.
A carta traz um apelo dirigido, em particular, às paróquias que se encontram ao longo do Caminho de Compostela e às comunidades religiosas que recebem os peregrinos: “sai pelo caminho e evangelizar: recebei aqueles que encontrardes, convidai-os a visitar vossas igrejas, explicai-lhes a fé e a arte; mantende com eles tempos de diálogo, apoiai-os em sua romaria. Convidai-os à conversão do coração, à infinita misericórdia de Deus através da Palavra e dos sacramentos”.
O Caminho de Santiago de Compostela é um longo itinerário que os peregrinos desde a idade média realizam através da França e da Espanha, para chegar ao santuário de Santiago di Compostela, onde estaria o túmulo do apóstolo Tiago, o Maior. Os caminhos franceses e espanhóis que formam o itinerário foram declarados Patrimônio da Humanidade pala UNSCO. Trata-se, em seu conjunto (de acordo com o itinerário) de um percurso de 800 quilômetros a ser feito durante um mês.
SIR
Nenhum comentário:
Postar um comentário