sábado, 29 de agosto de 2015

Encontro Internacional em Taizé sobre "a teologia do Irmão Roger"

 Rádio Vaticana

Taizé (RV) – No âmbito dos encontros internacionais, que se realizam em Taizé, na França, durante este ano, o próximo será de 30 de agosto a 6 de setembro próximo, sobre a “contribuição do Irmão Roger Schutz, fundador da Comunidade Ecumênica, para o pensamento teológico”.
O irmão Roger seguia uma teologia própria? Na verdade, ele não participou de debates de teologia universitária, mas teve sempre amigos teólogos. Contudo, ele desenvolveu um pensamento original, perceptível tanto nos seus escritos como na vida da sua Comunidade e nos encontros com os jovens.
Por isso, teólogos protestantes, ortodoxos e católicos, provenientes de diversas partes do mundo, participarão, em Taizé, de um encontro internacional, organizado pela Comunidade, com o intuito de levar uma luz sobre os aspectos do pensamento do Irmão Roger Schutz, susceptíveis para contribuir com a pesquisa teológica.
Durante uma semana, jovens teólogos, estudantes de teologia, pesquisadores e pessoas envolvidas no ministério eclesial estão convidados a participar do evento.
Entre os numerosos conferencistas, de diversos países, participarão, entre outros, Gottfried Hammann, (Suíça), que abordará o tema: “Será que o Irmão Roger tinha uma teologia? Rowan Williams (Reino-Unido), dará a sua contribuição com o tema: “A herança teológica do Irmão Roger: solidariedade, pobreza e ausência de poder e sua consequente liberdade”.
O cardeal Walter Kasper, Presidente emérito do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, concluirá a série de conferências com o tema: A misericórdia e o caminho ecumênico do Irmão Roger.
A Comunidade de Taizé recorda que o próximo Encontro Europeu de Jovens terá lugar na cidade e na região de Valência, de 28 de dezembro de 2015 a 1 de Janeiro de 2016, a convite da Arquidiocese local e de outras Igrejas. O encontro espera reunir milhares de jovens para uma nova etapa da «Peregrinação de Confiança pela Terra», iniciada pelo fundador da Comunidade de Taizé no final dos anos 70. (MT/Taizé)
(from Vatican Radio)

Um comentário:

  1. A Compaixão que brota da fonte do coração e é inesgotável naqueles que são agraciados com esse transcendental sentimento, porque está no coração de Deus.

    ResponderExcluir