Cerimônia eucarística foi realizada na quinta-feira (13), na Catedral da Boa Viagem.
Por Patrícia Azevedo
Repórter Dom Total
Quando a formanda Renata Braga chegou à Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, nessa quinta-feira (13), tinha em mente apenas um desejo: ‘que seja uma noite linda, abençoada e que dê tudo certo’. Pedido atendido. A cerimônia eucarística em ação de graças pela formatura das turmas de 10º período da Dom Helder Câmara emocionou alunos e familiares, em noite que ficará marcada na história da Escola.Repórter Dom Total
“A caminhada é longa. O Direito não é um curso fácil, demanda muito tempo de estudo, passar pelo Exame de Ordem. Mas é bastante prazeroso, no fim das contas. (...) Deus está acima de tudo, é ele quem está nos proporcionando este momento. Então temos que agradecer – e muito!”, contou Renata, que aguardava com expectativa o início da cerimônia. A seu lado, na entrada da Igreja, estava a colega Alice França. Além dos vários desafios enfrentados ao longo do curso, elas assumiram mais uma importante tarefa: participar da Comissão de Formatura.
“É muita coisa: conciliar os desejos da turma, fechar todos os detalhes, a preparação dos convites, votação para eleger os professores homenageados... Tudo isso demanda tempo e se torna complicado, às vezes. Mas sem dúvidas vale a pena!”, afirmou Alice.
No interior da Catedral, a ansiedade também era grande. Mesmo chegando com antecedência, Vera Lúcia Diniz, mãe da formanda Mariana Diniz, encontrou os assentos completamente tomados. Sem problemas: posicionou-se em um dos corredores laterais. “Não tenho palavras para descrever a emoção. É a segunda faculdade que ela completa, já mãe de uma filhinha de três anos, está grávida – o neném chega agora, em setembro. Estou aqui com muito amor no coração, feliz por tudo que ela alcançou. Tenho certeza que será uma brilhante profissional”, disse orgulhosa.
Cerimônia
Às 21h10, o aluno André Luiz Cassemiro fez a leitura dos ritos iniciais, lembrando a importância da gratidão e significado da formatura na vida dos futuros bacharéis. “É um dos momentos mais significativos, um misto de tristeza e alegria, incerteza e esperança. É o ponto de partida para colocar em prática o que aprendemos; de devolver à sociedade, em forma de trabalho, o saber conquistado”, destacou.
O papel dos formandos para a construção de um mundo mais solidário foi lembrado também pelo padre Marcelo Carlos da Silva, que presidiu a celebração eucarística. Durante a homilia, ele destacou a importância do perdão e de uma atuação profissional pautada pela ética e pela responsabilidade, principalmente no atual contexto enfrentado pelo país. “As crises são muitas: econômica, política, de fé. Já perdi as contas, em qual etapa mesmo está a operação Lava-Jato?”, perguntou aos estudantes, trazendo ao seu discurso o clima de uma envolvente conversa. ”Que vocês possam olhar com esperança para esse momento sofrido, que façam a diferença numa sociedade acostumada com o ‘jeitinho brasileiro’. (...) Conheço a tradição jesuíta e a qualidade do ensino oferecido pela Dom Helder Câmara, tenho certeza que vocês saem preparados para enfrentar esses desafios”, completou.
Em meio a cantos e homenagens, orações e agradecimentos pela etapa cumprida, os formandos aproveitaram também para refletir sobre os novos caminhos que encontrarão pela frente. O bacharel Paulo Rauta é servidor público, mas pretende agora atuar também como advogado. “A maioria quer prestar concursos, mas eu quero advogar. A área civil é impressionante, possui um leque de campos para atuação. (...) O curso é difícil, mas professores da Escola são bons e conseguiram nos dar ‘um norte’. Acredito que temos um caminho bacana pela frente”, contou.
Boa Viagem
Desde o primeiro semestre deste ano, as celebrações pela formatura acontecem na Catedral da Boa Viagem, em parceria promovida pela Dom Helder Câmara. “É uma ocasião muito emocionante, principalmente nesta Igreja. É muito bonita! Tenho muita fé em Nossa Senhora e agora é o momento de agradecer. E de chorar muito”, brincou a formanda Grécia Ohana.
Colação de grau
Nesta sexta-feira (14), os formandos da manhã participam de cerimônia de Colação de Grau na sede da Dom Helder Câmara. No sábado (15), acontece a cerimônia para os alunos da noite. Ambos os eventos serão transmitidos pela TV Dom Total.
Redação Dom Total
Nenhum comentário:
Postar um comentário