Agência Ecclesia 12 de Setembro de 2015, às 23:30 Arlindo Homem/AE
Arlindo Homem/AE
D. Wilmar Santin, de Itaituba, preside à Peregrinação Aniversária de setembro
Fátima, Santarém, 12 set 2015 (Ecclesia) ? O bispo de Itaituba, no Pará - Brasil, destacou esta noite que a liturgia de hoje e a Mensagem de Fátima ?ensinam? que a ?escuta da Palavra de Deus? e a oração devem ser constantes na vida.
?Nós somos chamados à santidade, e para darmos uma resposta positiva a Deus é necessário agir. Devemos estar sempre a escutar a Palavra de Deus, pôr em prática esta Palavra, rezar sem cessar e ter uma atitude de conversão permanente?, explicou D. Wilmar Santin, na Missa da vigília da Peregrinação Aniversária de setembro a Fátima.
A peregrinação ao santuário mariano da Cova da Iria tem este ano como tema ?Felizes os convidados para a Ceia do Senhor?, e termina este domingo.
Na homilia enviada à Agência ECCLESIA, o prelado brasileiro recordou que o Evangelho (Lc 8,19-21) apresentou o episódio em que a ?Mãe e os irmãos de Jesus? ter com Ele e queriam vê-Lo.
?Na tradição cristã a expressão deste Evangelho sempre foi entendida concretamente, como sendo os parentes próximos e nunca como possíveis irmãos de sangue, filhos de Maria?, observou.
O bispo Carmelita destacou que Jesus com as suas palavras ?não tinha intenção de negar os vínculos de parentesco?, nem desprezar a sua mãe, mas ?alargar o sentido de pertença à Sua família?.
?Para Jesus, o critério para pertencer à família Dele deixa de ser o sanguíneo e passa a ser o espiritual?, acrescentou, frisando que é a Palavra de Deus que ?cria uma nova família ao redor de Jesus?.
Para o prelado de Itaituba, no Pará ? Brasil, Jesus quer ?crescer no mundo? e o principal caminho são ?todos? os fiéis que escutam a sua Palavra.
Neste contexto, o presidente da celebração apresentou Maria como ?principal modelo? de como se deve ?escutar e acolher a Palavra de Deus na vida?.
?Para nos dispormos interiormente com proveito na escuta e acolhimento da Palavra, devemos estar em atitude constante de conversão e de oração, como está bem claro na mensagem de Fátima?, desenvolveu.
D. Wilmar Santin a partir da 1.ª leitura (Act 1,6-14) destacou ainda outro aspeto ?importante? da oração tendo como exemplo ?a própria Mãe de Jesus? que participava na oração em comunidade.
?Não podemos ficar numa oração individualista, mas a nossa oração deve nos comprometer com a comunidade e com a Igreja?, frisou o religioso Carmelita que desde 1983 já visitou ?Fátima várias vezes?, sendo esta a primeira peregrinação como bispo.
No fim da homilia, o bispo de Itaituba desejou que a esta peregrinação seja para todos uma ?experiência inesquecível? para que cada um possa ?permanentemente dar uma resposta positiva? ao chamamento à santidade.
CB/OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário