quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Fortalecimento dos matrimônios cristãos


Valência, 23 set (sirnoticias@hotmail.com) - Um chamado a evangelizar diante "da secularização da cultura familiar", e a fortalecer os matrimônios cristãos é o que fez recentemente o Arcebispo Emérito de Madri, Cardeal Antonio María Rouco, durante sua intervenção nas jornadas diocesanas intituladas "Vocação e missão do matrimônio e a família na Igreja e no mundo", que organizou a Arquidiocese de Valência na Universidade Católica dessa mesma cidade espanhola.

"Se há uma realidade na qual a ausência de Deus chegou a limites de desconhecida radicalidade é onde triunfou a ética do total relativismo é o do matrimônio e da família (...) Sua manifestação mais evidente e socialmente mais nociva se encontra nas legislações que se introduziram ininterruptamente nos ordenamentos jurídicos dos países europeus e dos da América do Norte", alertou o Cardeal Emérito.
Neste sentido, falou sobre a urgente necessidade de olhar a história para que se dê uma adequada resposta pastoral" à secularização da família; e convidou especialmente para que se tome como base o Concílio Vaticano II que "veio ensinar que matrimônio e família constituem o lugar antropológico primeiro e fundamental para poder viver a experiência fecunda do verdadeiro amor humano"; tema que ficou claro na encíclica 'Humanae vitae' do Papa Paulo VI, e que teve uma especial atenção com São João Paulo II. De acordo com o Cardeal Rouco, o Pontífice polonês "dedicou uma atenção preferencial, extraordinariamente cuidadosa, ao anúncio e ao ensinamento do Evangelho do matrimônio e da família. Se havia proposto mostrar a beleza do amor humano, vivido fielmente, e o conseguiu".
De acordo com esta revisão histórica, segundo o Arcebispo Emérito, é necessário que a ação pastoral busque mostrar "a verdade do amor humano como a resposta da Igreja ao questionamento antropológico radical do ser do matrimônio e da família cristã que se estende, em todos os setores do mundo cultural, ético e jurídico".
Também disse que hoje é necessário um discurso teológico que expresse que "a verdade objetiva do bem do matrimônio e da família cristã lhes ajudará a viver em toda sua funda e bela plenitude à extraordinária riqueza do amor humano". E neste sentido, confiando a atenção pastoral ao cuidado espiritual e humano dos matrimônios e das famílias; dos matrimônios e das famílias; e as formas apostólicas e missionárias para anunciar o Evangelho do matrimônio e da família.
As jornadas promovidas pela Arquidiocese de Valência foram inauguradas no dia 16 de setembro pelo Cardeal Antonio Cañizares; e com a conferência de abertura "Misericórdia e Verdade Pastoral" que ofereceu Dom Livio Melina, Presidente do Pontifício Instituto João Paulo II. O evento acadêmico também contou com a presença do Cardeal Carlo Caffarra, Arcebispo de Bolonha, Itália, que falou sobre "Vocação e missão da família hoje".
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário