sábado, 19 de setembro de 2015

Havana se prepara para receber o Papa

Enormes bandeiras com as cores de Cuba e do Vaticano já enfeitam a Praça.

Catedral reformada, ruas pavimentadas, prédios pintados e cartazes com o rosto do Papa Francisco: Havana se preparava, nesta sexta-feira, para receber o pontífice argentino, que chega a Cuba neste sábado e, depois, segue para os Estados Unidos.
Em uma corrida contra o relógio, brigadas de trabalhadores ergueram o altar na Praça da Revolução de Havana, onde Francisco oficiará, no domingo, a primeira de suas três missas na Ilha.
Enormes bandeiras com as cores de Cuba e do Vaticano já enfeitam a Praça, coração político do país, onde um enorme palco foi montado para o coral de mais de 230 vozes que cantará na missa.
Além do grande retrato de Che Guevara, que ficará à esquerda do altar, à vista do papa, dois painéis gigantes estarão pendurados nas fachadas de prédios que cercam a Praça: uma do "Cristo da Misericórdia" e uma colagem de fotos sobre gestos de caridade de Francisco e da Madre Teresa de Calcutá.
Cartazes pendurados em árvores, prédios e igrejas por toda a capital mostram um sorridente Francisco, que desembarca na Ilha como "missionário da misericórdia".
Os preparativos incluíram repavimentação e sinalização das ruas por onde o "Papa Móvel" passará, entre elas a avenida Boyeros, que conecta a cidade ao aeroporto internacional, e a rua Reina, onde fica a igreja jesuíta do Sagrado Coração de Jesus. Francisco poderá visitar o templo.
O terminal um do aeroporto José Martí também foi reformado e pintado para receber o papa.
Esses preparativos se repetiram em outras cidades. Em Holguín (nordeste), onde o papa oficiará uma missa campal na segunda-feira, dia 21, o Bispado e a Catedral de São Isidro estão como novos.
Em Santiago de Cuba (sudeste), a Catedral e o Santuário da Virgem da Caridade, onde o papa realizará sua terceira missa, na terça-feira, dia 22, resplandecem à espera de Francisco.
Nesse mesmo dia, o papa segue de Santiago de Cuba para os Estados Unidos.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário