domingo, 6 de setembro de 2015

Milhares de refugiados cruzam fronteira entre Hungria e Áustria

Entre sábado e domingo, foram mais de 13 mil pessoas transportadas.
Destinos são Áustria e Alemanha, que aceitaram receber os imigrantes.

Da EFE

Família migrante espera a partida de trem que seguia para a Áustria (Foto: Attila Kisbenedek/AFP Photo)Família migrante espera a partida de trem da Hungria que seguia para a Áustria (Foto: Attila Kisbenedek/AFP Photo)
Cerca de mil refugiados do Oriente Médio cruzaram a pé a fronteira entre Áustria e Hungria na madugada deste domingo (6), após terem chegado a ela de trem vindos de diferentes pontos deste último país, informou a Polícia austríaca.
No total, mais de 3.000 refugiados chegaram nas últimas horas na região fronteiriça de Nickelsdorf após a última onda.
Cerca de 1.500 deles foram levados em ônibus, ainda de madrugada, até diferentes centros de alojamento em Viena, Baixa Áustria e Alta Áustria, para que neste domingo (6) possam continuar sua viagem rumo à Alemanha, se assim o desejarem.
Centenas de refugiados tinham viajado em trens regionais húngaros desde Budapeste até Hegeyshalom, uma cidade próxima à fronteira, de onde saíram andando para superar os últimos dez quilômetros até Nickelsdorf.
"Neste momento ainda há 1.800 pessoas nos arredores de Nickelsdorf", explicou o subdiretor da Polícia regional do estado federado de Burgenland, Christian Stella, à agência de notícias "APA".

Balanço parcial
A empresa estatal ferroviária da Áustria (ÖBB) transportou no sábado 11.000 refugiados, procedentes da Hungria, até a vizinha Alemanha, enquanto outros 2.200 estão a caminho nestes momentos, informou neste domingo uma porta-voz da companhia à agência de notícias "APA".
Assim, o número total de refugiados do Oriente Médio que cruzaram a fronteira entre Hungria e Áustria desde a madrugada de sábado já supera os 13.000, frente às estimativas iniciais que antecipavam cerca de 10.000 pessoas. Na Hungria saíram esta manhã vários trens com mil refugiados a bordo, com destino à cidade de Hageyshalom, onde iam tomar outro trem até a fronteira austro-húngara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário