Vera Cruz, interior de São Paulo, 16 set (sirnotivias@hotmail.com) - Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz (SP), é intenso o trabalho de preparação para a recepção dos fiéis que deverão participar da 31ª Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração que acontece anualmente no município, sempre no terceiro domingo de setembro.
São esperadas milhares de pessoas com caravanas vindas de dezenas de paróquias de muitas regiões do Estado de São Paulo e também de outros estados. Uma grande estrutura já está preparada para receber os visitantes.
Romaria ao Santuário
A Romaria ao Santuário de Vera Cruz retrata um grande encontro de fé, que é fonte de graças e bênçãos. E o pároco e reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, reitera mais uma vez o convite para que todas as paróquias e a comunidade em geral participem: "É uma data especial do nosso calendário paroquial. Momento em que nos unimos a todos os devotos do Sagrado Coração de diversos estados e formamos um só coração, unidos pela fé e devoção ao Sagrado Coração de Jesus.", enfatiza Pe. Marcos Ortega.
As romarias ao Santuário Votivo do Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, têm sido um marco na vida da paróquia e da cidade. São momentos de intensa espiritualidade e evangelização, tanto para os romeiros, quanto para os fiéis da paróquia que se unem no espírito de fé e comunhão para oferecer sua carinhosa hospitalidade e bem-estar aos visitantes.
Programação
Os romeiros passam o dia na cidade onde participam de diversas atividades religiosas que se iniciam com a procissão com as caravanas e reza do terço do Sagrado Coração de Jesus. Em seguida haverá missa solene, momento de animação e louvor, terço, bênção do Santíssimo e Celebração do Envio.
A história
Em 28 de outubro de 1939 aconteceu a 1ª Romaria, sendo a primeira concentração religiosa, juntamente com a inauguração provisória do Santuário Sagrado Coração de Jesus. A obra não estava concluída, mas isso não foi impedimento para os devotos vindos de várias cidades; entre elas Araçatuba, Bauru, Tupã entre outras, por todos os meios de locomoção possíveis (caminhões, jardineiras, carroças, trens e outros). Naquela época, a Cia Paulista de Estrada de Ferro, previamente informada e solicitada, acrescentou vários vagões de passageiros às composições ordinárias e organizou mais dois trens especiais, um com dez carros de Bauru, e outro com 16 carros de Marília para a Festa de inauguração do Santuário.
"A hospitalidade, o esplendor das solenidades programadas, e o clima emocional que se viveu naquela tarde em Vera Cruz criaram condições para o deslumbramento que foi a 2ª Romaria, realizada no ano seguinte, também no mês de outubro, na Festa do Cristo Rei, com a presença de 8.000 romeiros," disse Monsenhor Florentino Santamaria, o Reitor do Santuário à época.
A 3ª Romaria foi organizada pelos Apostolados da Oração da Diocese no mês de junho de 1941, por ocasião da Festa Litúrgica do Sagrado Coração de Jesus. Nessa época, com a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, o clima de guerra dominando o país durante e no pós-guerra, foi aconselhável a suspensão dessas grandes concentrações religiosas.
Consolidação
As romarias foram retomadas somente em 1984, com o incentivo do Cônego Antônio Flumian, juntamente com Monsenhor Santamaria, e não pararam mais. Todos os anos, no 3º domingo de setembro acontece a Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração, que ano após ano, solidifica o amor pelo Sagrado Coração de Jesus.
SIR
Nenhum comentário:
Postar um comentário