terça-feira, 20 de outubro de 2015

A cidade dos amantes

Cenário de ‘Romeu e Julieta’, de Sheakespeare, Verona atrai milhões de turistas do mundo inteiro
Por Marco Lacerda*
William Shakespeare acertou em cheio ao escolher Verona como cenário de sua obra literária mais famosa. A aura romântica da história de Romeu e Julieta aumenta exponencialmente quando se conhece de perto esta joia de mais de dois milênios, que atingiu o auge de sua beleza e importância na Idade Média. O impacto começa na entrada do centro antigo, pela deslumbrante Ponte Pietra, e a partir de então se sucedem pontes, palácios e ruas primorosas, repletas de cafés e restaurantes. Bastante visitado pelos próprios italianos, mas sem superlotar como Veneza, é um dos destinos mais recomendáveis da região.
A história do casal desafortunado que, segundo alguns historiadores se passa nos primeiros anos do século 14, arrasta milhares de pessoas até Verona todos anos e, acredite você ou não na sua veracidade, a cidade vale a visita, não apenas pelo clima de romance que está no ar, mas por todos os seus grandes monumentos do período romano – o que lhe rendeu o nome de La Piccola Roma – e do período medieval.
Com 261 mil habitantes, é a maior cidade da região do Vêneto, sendo cortada pelo rio Adige. Seu apogeu foi durante os séculos 13 e 14 quando a família Scaligeri estava no poder. Seu verdadeiro cartão de visitas, porém, foi ter sido o cenário da tragédia romântica mais famosa do mundo. Atravessando a antiga ponte romana Pietra, com a vista de várias torres e igrejas do outro lado do rio Adige, consegue-se entender a inspiração Shakespeare. A cidade também abriga um anfiteatro romano, mais antigo que o Coliseu, e hospeda um festival de ópera em agosto.
A famosa sacada de Julieta, ícone do romantismo universal, imortalizada no teatro shakespiriano, no cinema, em óperas e em quadros de vários artistas plásticos, é um dos pontos turísticos mais visitados de Verona, no nordeste da Itália. Pouco importa se a jovem Capuleto apaixonada por Romeu Montecchio nunca existiu, e se a peça do dramaturgo inglês, clássico da literatura, tiver se baseado em romances antigos da região. Casais vão a Verona renovar sua paixão, pichando seus nomes e juras eternas de amor nas paredes próximas ao lendário balcão.
Verona, mais que uma cidade: uma lenda. Veja o vídeo.
*Marco Lacerda é jornalista, escritor e Editor Especial do DomTotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário