quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Aquecimento: Cuba e EUA trocam experiências

Havana e Washington decidiram avançar em áreas de interesse para ambas as partes.
Altos funcionários de Cuba e dos Estados Unidos "trocaram experiências" nesta quarta-feira (28) em Havana sobre a mudança climática e os desafios que o fenômeno impõe às nações, disse um comunicado oficial.
O ministro inteiro das Relações Exteriores cubanas, Marcelino Medina, recebeu o enviado especial para Mudanças Climáticas do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Todd Stern, que veio visitar a ilha após passar pelo Brasil, de acordo com o site oficial Cubaminrex.cu.
Durante a conversa, "foram trocadas experiências sobre a resposta às alterações climáticas e os desafios que o mundo enfrenta no contexto da atual crise climática, às vésperas da Conferência das Partes para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre o Clima (COP21), em Paris, que deve aprovar um novo acordo global sob a Convenção", disse.
Stern também foi recebido pelo ministra da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Elba Rosa Pérez, e pelo ministro de Minas e Energia, Alfredo López Valdés.
Cuba e os Estados Unidos restaurado relações diplomáticas em 20 de julho, depois de meio século de fortes diferenças políticas e isolamento.
Esses vínculos agora estão enfrentando um processo de "normalização" que ambas as partes estimam que será longo, já que deve incluir a revogação do embargo à ilha caribenha em vigor desde 1962, a devolução do território ocupado pela base naval dos Estados Unidos em Guantánamo, e o pagamento de reparações que ambas as partes exigem, entre outras medidas.
Mas Havana e Washington decidiram avançar em outras áreas de interesse para ambas as partes, como a proteção ao meio ambiente, a luta contra o tráfico de drogas e medidas para enfrentar furacões e outros fenômenos naturais.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário