Rádio Vaticana
Roma (RV) – Por ocasião do Dia Internacional da Luta contra a Pobreza, que se comemora hoje, o Movimento Internacional “ATD Quarto Mundo”, promove, na tarde deste sábado (17/10), no patamar da Basílica de São João de Latrão, sede da diocese de Roma, a Comemoração anual das “vítimas da miséria”.
O Movimento Internacional “ATD Quarto Mundo” foi fundado pelo Padre Joseph Wresinski, filho de pai polonês e de mãe espanhola, nascido em 12 de fevereiro de 1917, no seio de uma família muito pobre, que vivia em Angers, França. Com efeito, ao ser ordenado sacerdote, em 1956, defendeu as famílias pobres e sua dignidade.
Wresinski foi membro do Conselho Econômico e Social da República Francesa, desde 1979, e redigiu um Relatório intitulado "Grande Pobreza e Precariedade Econômica e Social”, que refletia as exigências do povo do Quarto Mundo.
O Movimento Quarto Mundo é portador de esperança e de dignidade. Segundo o Padre Joseph Wresinski os povos são condenados a viver fora da cidadania, como se estivessem excluídos do direito de serem parte da humanidade e de contribuírem para o bem comum.
O desejo do povo do Quarto Mundo, países pobres e em desenvolvimento, é se afirmar, ser ouvido e útil à sociedade. O Movimento compromete-se em lutar contra a miséria no mundo, uma obra iniciada por Joseph.
O Movimento nasceu como uma associação, por desejo do Padre Padre Joseph Wresinski, em prol das famílias que viviam na miséria, recebendo o nome de ‘‘Aide à Toute Détresse’’ (ATD). Mais tarde, o nome da associação evoluiu para “ATD Quarto Mundo”.
Este organismo internacional tem o objetivo e a vontade firme e constante de ir ao encontro das pessoas mais sofridas pela miséria, respondendo às suas expectativas e aspirações, dando-lhes alimentação, habitação, cultura, educação, saúde, trabalho, liberdade e dignidade. Lutar contra a miséria é abrir o caminho para a Paz!
O Movimento ATD Quarto Mundo, está presente em mais de 100 países, entre os quais o Brasil, e busca ser porta-voz dos mais pobres e excluídos da sociedade.O fundador deste Movimento internacional, Padre Joseph Wresinski faleceu em 14 de fevereiro de 1988. (MT)
(from Vatican Radio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário