quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Família: no Sínodo procurar uma abordagem pastoral

 Rádio Vaticana

O Sínodo dos Bispos sobre “a vocação e a missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo” está a decorrer no Vaticano desde o dia 5 de outubro e terá a sua conclusão no próximo dia 25. Neste “Sal da Terra, Luz do Mundo” fazemos uma reflexão sobre esta XIV Assembleia Sinodal Ordinária com o teólogo José Carlos Carvalho da Universidade Católica Portuguesa.
O teólogo português José Carlos Carvalho, marido e pai, tem vindo a percorrer com a Rádio Vaticano o caminho sinodal sobre a família que foi proposto pelo Papa Francisco em dois momentos concretos nos anos de 2014 e de 2015. José Carlos Carvalho, em entrevista ao programa português da Rádio Vaticano, refletiu sobre o caminho percorrido até ao momento neste processo de Sínodo sobre a Família. Um caminho valorizado pelo trabalho de preparação nas comunidades.
José Carlos Carvalho considera que também as faculdades de teologia participaram num debate que foi longo no qual o Papa Francisco quis que houvesse um amadurecimento.
O teólogo português salienta a abordagem pastoral do tema da Família, considerando que a própria Igreja “só tem autoridade para falar sobre a Família quando ela mesma implementar e absorver um estilo muito mais familiar”. Sublinhando o espírito da colegialidade e da sinodalidade, o teólogo José Carlos Carvalho espera que o Sínodo não se fique apenas pelas questões jurídicas.
“Quando a Igreja fala de pastoral não se reduz meramente à busca de estratégias, mas de pensar como é que ela, no meio do mundo, consegue anunciar melhor o Evangelho, vivê-lo, e ser ela própria uma família de famílias que cria um ambiente familiar” – sublinha o teólogo da Universidade Católica Portuguesa – que refere ainda a importância do papel das conferências episcopais na tarefa de refletir sobre a vocação e a missão da Família.
Nesta entrevista, o teólogo José Carlos Carvalho considera que a proposta cristã de Família é uma experiência de “beleza”, espaço e tempo de humanização “que permite que a pessoa cresça e se forme” em estabilidade e segurança.
Sublinhando que “ao nível doutrinal não haverá novidade” neste Sínodo, José Carlos Carvalho considera que haverá, eventualmente, a necessidade de incluir “audácia” no momento de “anunciar a Família ao mundo contemporâneo”.
A redação portuguesa da Rádio Vaticano continuará nas próximas semanas a acompanhar em permanência o Sínodo dos Bispos sobre a Família que está a decorrer no Vaticano. Visite o nosso site em radiovaticana.va, basta clicar em português.
(RS)
(from Vatican Radio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário