Cerca de 100 imigrantes forçaram entrada nas instalações.
Túnel sob o Canal da Mancha é rota de imigrantes para a Inglaterra.
O serviço de passageiros e de carga do Eurotúnel, sob o Canal da Mancha, foi suspenso neste sábado (3) depois que vários imigrantes invadiram o terminal na França, informou a companhia ferroviária. O tráfego ficou interrompido durante toda a madrugada e foi restabelecido ao amanhecer, às 6h (3h no Brasil).
O grupo de cerca de 100 imigrantes pulou as cercas no terminal francês de Calais durante a madrugada, segundo a companhia que opera o Eurotúnel. Um porta-voz da empresa disse que era "uma invasão maciça de um grupo muito grande e coordenado de imigrantes", segundo um porta-voz citado pela emissora "Sky News".
Segundo o porta-voz, os imigrantes estavam acompanhados por ativistas da associação anarquista "No Border" (Sem Fronteiras, tradução livre), cujo objetivo é chamar a atenção da mídia internacional para denunciar a situação dos imigrantes em Calais.
O transporte entre Folkestone, no Reino Unido, e Calais, na França, foi afetado pela invasão dos imigrantes, acrescentou a fonte.
As autoridades francesas passaram a madrugada agrupando as pessoas que invadiram a estação de trem. "Chegaram juntos e de maneira bem organizada, romperam as cercas e todos sabiam com clareza para onde se dirigiam", acrescentou o porta-voz.
Os serviços de passageiros e de carga foram suspensos por "razões de segurança", segundo a companhia. "Ainda há atrasos e alguns problemas nos horários e isso deve permanecer durante toda a manhã", assinalou o porta-voz.
O Eurotúnel tem sido alvo de numerosas tentativas de invasão, geralmente durante a noite, a partir do verão boreal passado. Desde 26 de junho passado, 13 imigrantes já morreram nas imediações do túnel quando tentavam chegar à Inglaterra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário