Agência Ecclesia 20 de Outubro de 2015
«A Mística do Instante» foi a obra escolhida
Lisboa, 20 out 2015 (Ecclesia) – O padre e escritor José Tolentino Mendonça foi galardoado com o Prémio literário ‘Res Magnae 2015’, uma distinção italiana atribuída no campo da ensaística, com a obra ‘A Mística do Instante’.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Paulinas Editora informa que a cerimónia de entrega do prémio está marcada para o dia 19 de novembro, em Roma.
No ensaio ‘A Mística do Instante’, o padre Tolentino Mendonça sustenta que há um Evangelho que “só a pele apreende”, que “a fraternidade se exprime também pelo tato”, escrevendo que “o pão da Eucaristia é o pão de mil sabores” e que “o odor permite uma aprendizagem do invisível”.
“É impossível pensar um caminho de fé que não tenha a ver com o que ouvimos, o que vemos, o que tateamos, o que nos chega através do odor, muitas vezes invisível, ou então do sabor de Deus”, afirmou o sacerdote e poeta madeirense, em entrevista à Agência ECCLESIA, aquando a publicação da obra.
Segundo o também vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, n’ ‘A Mística do Instante – o tempo e a promessa’ o objetivo é “conversar”.
“Não é uma conversa que foge às questões mais imediatas do dia-a-dia, mas não é abstrata, sobre querubins e serafins, mas sobre a vida, sobre a pessoa humana, sobre o que nós somos e demasiadas vezes é deixado submerso e adiado”, disse o também consultor do Conselho Pontifício para a Cultura (Santa Sé).
A Paulinas Editora, que publica a obras do padre José Tolentino Mendonça, destaca que para além de ensaísta, as obras poéticas são reconhecidas como “entre as mais marcantes no panorama nacional”.
“Os seus livros conhecem um grande sucesso em Portugal e são cada vez mais traduzidos internacional”, acrescenta a editora, revelando que os direitos internacionais da ‘Mística do Instante’ para além de Itália são vendidos nos Estados Unidos e Canadá, Brasil, Filipinas e República Checa, entre outros.
CB/PR/OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário