sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Os piores ataques nos EUA nos últimos anos

Nos últimos anos, escolas e universidades foram palco de tiroteios e massacres.
O tiroteio em uma universidade em Roseburg, no Oregon, estado do noroeste dos EUA, que deixou pelo menos sete mortos, é um dos mais letais nos últimos 25 anos no país:
- 1º de outubro 2015: pelo menos sete pessoas morreram, e mais de 20 ficaram feridas, de acordo com um balanço provisório, em um tiroteio na universidade de Umpqua, uma zona rural de Oregon.
- 17 de junho 2015: um jovem seguidor de um grupo da supremacia da raça branca mata nove pessoas negras em uma simbólica igreja da comunidade de Charleston, na Carolina do Norte (sudeste).
- 16 de setembro de 2013: um homem que trabalhava para uma empresa terceirizada pelo Departamento da Defesa abre fogo nas instalações da Marinha americana em Washington e mata 12 pessoas. Ele foi abatido pela Polícia em seguida.
- 26 de julho de 2013: um homem de origem cubana faz reféns e depois mata seis pessoas em um bairro de maioria hispânica em Miami (Flórida, sudeste). Ele é ferido pelas forças de segurança e morre.
- 14 de dezembro de 2012: um jovem de 20 anos, aparentemente com problemas mentais, mata 26 pessoas, entre elas 20 crianças, na escola de Sandy Hook, em Newtown (Connecticut).
- 20 de julho de 2012: 12 pessoas são assassinadas, e 70 ficaram feridas em um tiroteio em um cinema, durante a projeção de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge", em Aurora, perto de Denver (Colorado).
- 2 de abril de 2012: um sul-coreano mata sete pessoas e fere três na Universidade religiosa de Oikos (Califórnia, oeste) e, depois, entrega-se. O atirador alinha suas vítimas contra a parede para matá-las.
- 5 de novembro de 2009: um psiquiatra militar de origem palestina deflagra o maior tiroteio já registrado em uma base militar americana. Mata 13 pessoas e fere 42. Ele acaba sendo ferido e dominado.
- 3 de abril de 2009: um homem de origem vietnamita mata 13 pessoas em um abrigo de imigrantes em Binghamton (estado de Nova York).
- 24 de dezembro de 2008: um homem disfarçado de Papai Noel mata nove pessoas na noite da ceia de Natal, em Covina, subúrbio de Los Angeles (Califórnia) e depois se suicida.
- 16 de abril de 2007: um estudante de 23 anos de origem coreana mata 32 pessoas e se suicida no campus da Universidade de Virginia Tech, Blacksburg (Virgínia, leste dos EUA).
- 21 de março de 2005: Em Red Lake (Minnesota), um adolescente de 16 anos mata nove pessoas no colégio, entre elas cinco estudantes, e se mata em seguida.
- 29 de julho de 1999: depois de assassinar a mulher e os dois filhos, um especulador da Bolsa abre fogo em duas corretoras de Atlanta (Geórgia, sudeste) e mata outras nove pessoas. Ele se suicida em seguida.
- 20 de abril de 1999: dois estudantes abrem fogo na escola de Columbine, em Littleton (Colorado), matando 12 alunos e um professor. Os autores dos disparos se suicidam.
- 16 de outubro de 1991: um homem mata 22 pessoas em um restaurante de Killeen (Texas, sul) e fere cerca de 20 pessoas. Ele se mata depois do crime.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário