Segundo profissional, placa é maneira de conseguir serviço de forma rápida.
Ele diz que já recusou proposta de construtora e é satisfeito como autônomo.
Autônomo à procura de serviços, o pedreiro João Marcos Carneiro de Araújo, de 50 anos, usa uma placa com o telefone e a frase "pedreiro à disposição" em uma avenida de Campinas (SP) para fazer o anúncio do seu trabalho. No entanto, ele é uma espécie de visionário em relação às alternativas para buscar emprego em tempos de crise. Usa a estratégia há 20 anos e garante ser um ótimo negócio.
Com os serviços conseguidos só pelo anúncio, o pedreiro fatura cerca de R$ 1,6 mil por mês e sustenta a mulher e um filho de 9 anos. Segundo ele, o objetivo é conseguir o trabalho de forma mais rápida, sem precisar da mediação de alguém.
Bem vestido, ele mesmo entrega cartões de visita para os motoristas e pedestres interessados.
"Ajuda muito. Em 80% das procuras consigo contato direto com o proprietário", ensina.
Sem crise
Segundo João Marcos, que mora em Sumaré (SP) e faz principalmente obras de pequeno porte, o anúncio não é por desemprego.
Segundo João Marcos, que mora em Sumaré (SP) e faz principalmente obras de pequeno porte, o anúncio não é por desemprego.
"Eu faço isso sempre. Eu coloco a placa e em seguida aparece serviço. Tem famílias que querem serviços para dois, três meses e até dias", conta.
Em Campinas ele usa a técnica há nove anos, mas diz que já prosperou em Santo André (SP). Araújo conta que chegou a recusar proposta para fazer parte de uma construtora, pois, para ele, não compensa fazer obras grandes e demoradas.
"Serviço grande demanda bastante gente e é complicado, porque aí só alguns trabalham. Meu capricho é muito grande e a turma em geral não está muito preocupada em proteger piso e móvel", explica o pedreiro, que conta ainda com dois ajudantes.
Local deve ser estratégico
Em relação à escolha do lugar para colocar a propaganda profissional, ele afirma que já passou por vários pontos na cidade, mas percebeu que na região do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) - região do bairro Guanabara, caracterizado por grande movimentação de veículos, pedestres, além de ter muito comércio e residências - tinha mais visibilidade.
Em relação à escolha do lugar para colocar a propaganda profissional, ele afirma que já passou por vários pontos na cidade, mas percebeu que na região do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) - região do bairro Guanabara, caracterizado por grande movimentação de veículos, pedestres, além de ter muito comércio e residências - tinha mais visibilidade.
"Eu achei lá o lugar mais viável. A visão é melhor e as pessoas param mais lá", explica.
A moradora Maria Angélica, de 29 anos, passava pela avenida quando viu o pedreiro e gostou da proposta de anúncio.
"Eu achei interessante. A atitute desse homem mostra que quando a gente quer trabalhar a gente arruma uma forma", afirma.
Só a placa não adianta
João Marcos conta que só expõe a placa no local quando não tem serviço agendado, e que faz questão de ficar ao lado do anúncio o tempo todo. Duas, três ou até cinco horas.
João Marcos conta que só expõe a placa no local quando não tem serviço agendado, e que faz questão de ficar ao lado do anúncio o tempo todo. Duas, três ou até cinco horas.
"Se eu colocar a placa lá sozinha não vai funcionar. Tem muita gente que passa e já quer um serviço [imediato]", conta.
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