Recife, PE, 14 out (sirnoticias@hotmail.com) - Meio século depois, uma das contribuições do Concílio Vaticano II para as celebrações eucarísticas, a homilia, ainda é um dilema para os responsáveis por essa função litúrgica. O que dizer? Como dizer? São algumas das indagações discutidas no livro “Homilia, formação e arte de comunicar”, que será lançado nesta quinta-feira, 15, pelo padre jesuíta Jacques Trudel. O evento marcado para às 16h30, será realizado no Salão Receptivo, no 1 º andar do bloco G, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde o autor leciona para alunos de teologia.
A obra, que também marca os 50 anos de ordenação presbiteral do padre Jacques Trudel, tem 154 páginas divididas em sete capítulos. O primeiro tópico reproduz em um mesmo lugar os documentos da Igreja sobre a homilia a partir do Concílio Vaticano II até as páginas do papa Francisco sobre o sermão na exortação apostólica “A Alegria do Evangelho”.
Nos capítulos seguintes o sacerdote apresenta elementos importantes para a arte de comunicar, partindo da teoria do processo da comunicação em geral, discutindo desde o autor da homilia até o receptor da mensagem.
O livro publicado pela editora Paulus é destinado a futuros e atuais responsáveis por homilias nas celebrações litúrgicas. Além de sacerdotes e diáconos permanentes, a obra é voltada para estudantes de teologia que se preparam para a ordenação presbiteral, e leigos e leigas que atuam em celebrações da Palavra.
SIR
Nenhum comentário:
Postar um comentário