OUTUBE FANFEST BRASIL
Celebridades da internet tiveram seu dia de popstar do mundo real. E com direito a tapete vermelho, fãs se descabelando histericamente na frente do palco, algum choro, assédio, filas concorridas, autógrafos, mútuas declarações de amor e um pedido obrigatório e recorrente: "Faz uma selfie comigo?".
Nesta quinta-feira (5), no Audio Club, em São Paulo, aconteceu a primeira edição do YouTube FanFest Brasil. O evento – que já teve edições em países como Índia, Canadá, Tailândia, Coreia do Sul, Austrália e Indonésia – é promovido pelo Google, dono do YouTube. Por aqui, reuniu “algumas das mais importantes estrelas do YouTube” do país, nas palavras da organização.
Não estará errado quem descrevê-los como ícones da "geração Enem". Era gente como Kéfera Buchmann, Felipe Neto (que fez na abertura um discurso do tipo "a TV não me representa"); Iberê Thenório, do Manual do Mundo; e o funkeiro Biel, praticante do que ele chama de “funk sedução” e frequentemente descrito como “o Justin Bieber brasileiro” (confira, na foto ao final deste texto, a hipotética semelhança).
São youtubers profissionais: faturam com os vídeos que produzem (não raramente, sozinhos, dentro de seus quartos). Os números estão na casa dos sete dígitos: literalmente, milhões de seguidores para cada. E, como este universo é mesmo vasto, há canais de humor, de dicas de beleza, de gastronomia, de música e de tudo isso ao mesmo tempo.
São youtubers profissionais: faturam com os vídeos que produzem (não raramente, sozinhos, dentro de seus quartos). Os números estão na casa dos sete dígitos: literalmente, milhões de seguidores para cada. E, como este universo é mesmo vasto, há canais de humor, de dicas de beleza, de gastronomia, de música e de tudo isso ao mesmo tempo.
Os fãs gostam de justificar a paixão dizendo que os astros merecem tal apreço porque sabem "ser eles mesmos". Alguns dos youtubers, inclusive, preferiam ser eles mesmos no camarote, onde eram servidos cervejas, espumantes e canapés. "Dos fãs, a galera mais engajada é na faixa dos 14 até os 20 anos", afirmou ao Quem curte? o diretor de marketing do Google para a América Latina, Esteban Walther, satisfeito com o que via.
Luan Santana é outro engajado. Em breve aparição perto do fim da YouTube FanFest, o cantor brincou que adora “se intrometer nos eventos” alheios e reconheceu: “Sou como vocês, fã de vários youtubers, queria encontrar a galera, conhecer todo mundo”. O cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, também fez uma presença.
Os fãs
O desejo de Luan era o mesmo dos mais de 70 mil que se inscreveram para participar da festa. Apenas mil foram selecionados, e a idade mínima exigida era 16 anos. Da lista de itens proibidos, constavam “balões em geral”, “malabares” (nunca se sabe...), “fogos de artifício ou de estampido”, “substâncias tóxicas”, “bebidas alcoólicas” e “remédios”. Desodorantes, aparentemente, estavam vetados da mesma forma, já que havia um tubo no cesto onde ficavam os objetos confiscados.
Quando os felizardos finalmente cruzavam a catraca que dava acesso ao “show”, ganhavam um vale cachorro-quente e um vale refrigerante. Sem medo de queimar a largada, já entravam fazendo selfies (versão vídeo e versão foto). Na sequência, partiam em rebanho e sob som realmente alto para frente do palco. Ou para as filas nos estandes reservados a um rápido encontro de pertinho com os ídolos. Mas, afinal, por quê?
"Eles ajudam muito, principalmente quando a gente está triste", justificou a estudante Gabrielle Fátima Freitas, de 20 anos, de São Paulo. Estava querendo dizer que acha todos bastante engraçados. “E, pessoalmente, eles são a mesma coisa dos vídeos.”
Joana Santos, de 28 anos, também de São Paulo, contou que estava ali por causa de Tatiane Ferreira, do canal Acidez Feminina. "Ela fala de coisas de que antigamente não se falava, ainda mais sendo mulher", afirmou Joana. "Principalmente sexo e sexualidade – e sem tabus. Comenta das mulheres que não têm vergonha de se mostrar para o namorado mas têm vergonha na hora de se mostrar para o médico. E também fala sobre pé na bunda", completou, rindo.
Houve, ainda, quem guardou energia para se manifestar com mais entusiasmo na hora em que Biel-o-Justin-Bieber-brasileiro achou certo mostrar o abdômen durante seu número musical.
'Construí minha casa'
Ao longo das cerca de três horas e meia de duração do YouTube FanFest, o palco ofereceu um cardápio variado de atrações, de batalha de maquiagem (foto acima) e de culinária (ovo frito x doce de abóbora), além de uma autorreferente disputa de conhecimentos gerais (sobre YouTube, obviamente).
Quem acertava a resposta neste último desafio ganhava como prêmio a chance de lambuzar com chantili a cara do oponente. O clima geral era de show de variedades. A ideia geral parecia tentar fazer o povo rir.
Assim foi na "batalha de rap", da qual participou Mussoumano (na foto abaixo), do canal Mamilos Molengas (1,9 milhões de inscritos e 213 milhões de visualizações). Ao Quem curte?, Mussoumano falou sobre a transformação da brincadeira em profissão. "Acabo fazendo uma coisa que não tem muito em alta no YouTube hoje: um youtuber rapper. Peguei um seguimento que estava meio abandonado e esquecido”, explicou ele, que antes trabalhava com produção de vídeo para a TV.
“Consegui construir minha casa, no norte da ilha de Floripa. Aí estou tranquilo, montei meu escritório... Grande parte, dinheiro do YouTube. Hoje vivo disso.”
Participante da batalha ao lado de Mussoumano, Cauê Moura, de Jundiaí (SP), toca o Desce a Letra (3,8 milhões de inscritos e 305 milhões de visualizações). Ele praticamente mobiliza a família em seu canal. O pai, Almir Piovesan, de 56 anos, era gerente de vendas até pouco tempo atrás.
Os fãs
O desejo de Luan era o mesmo dos mais de 70 mil que se inscreveram para participar da festa. Apenas mil foram selecionados, e a idade mínima exigida era 16 anos. Da lista de itens proibidos, constavam “balões em geral”, “malabares” (nunca se sabe...), “fogos de artifício ou de estampido”, “substâncias tóxicas”, “bebidas alcoólicas” e “remédios”. Desodorantes, aparentemente, estavam vetados da mesma forma, já que havia um tubo no cesto onde ficavam os objetos confiscados.
Quando os felizardos finalmente cruzavam a catraca que dava acesso ao “show”, ganhavam um vale cachorro-quente e um vale refrigerante. Sem medo de queimar a largada, já entravam fazendo selfies (versão vídeo e versão foto). Na sequência, partiam em rebanho e sob som realmente alto para frente do palco. Ou para as filas nos estandes reservados a um rápido encontro de pertinho com os ídolos. Mas, afinal, por quê?
"Eles ajudam muito, principalmente quando a gente está triste", justificou a estudante Gabrielle Fátima Freitas, de 20 anos, de São Paulo. Estava querendo dizer que acha todos bastante engraçados. “E, pessoalmente, eles são a mesma coisa dos vídeos.”
Joana Santos, de 28 anos, também de São Paulo, contou que estava ali por causa de Tatiane Ferreira, do canal Acidez Feminina. "Ela fala de coisas de que antigamente não se falava, ainda mais sendo mulher", afirmou Joana. "Principalmente sexo e sexualidade – e sem tabus. Comenta das mulheres que não têm vergonha de se mostrar para o namorado mas têm vergonha na hora de se mostrar para o médico. E também fala sobre pé na bunda", completou, rindo.
Houve, ainda, quem guardou energia para se manifestar com mais entusiasmo na hora em que Biel-o-Justin-Bieber-brasileiro achou certo mostrar o abdômen durante seu número musical.
'Construí minha casa'
Ao longo das cerca de três horas e meia de duração do YouTube FanFest, o palco ofereceu um cardápio variado de atrações, de batalha de maquiagem (foto acima) e de culinária (ovo frito x doce de abóbora), além de uma autorreferente disputa de conhecimentos gerais (sobre YouTube, obviamente).
Quem acertava a resposta neste último desafio ganhava como prêmio a chance de lambuzar com chantili a cara do oponente. O clima geral era de show de variedades. A ideia geral parecia tentar fazer o povo rir.
Assim foi na "batalha de rap", da qual participou Mussoumano (na foto abaixo), do canal Mamilos Molengas (1,9 milhões de inscritos e 213 milhões de visualizações). Ao Quem curte?, Mussoumano falou sobre a transformação da brincadeira em profissão. "Acabo fazendo uma coisa que não tem muito em alta no YouTube hoje: um youtuber rapper. Peguei um seguimento que estava meio abandonado e esquecido”, explicou ele, que antes trabalhava com produção de vídeo para a TV.
“Consegui construir minha casa, no norte da ilha de Floripa. Aí estou tranquilo, montei meu escritório... Grande parte, dinheiro do YouTube. Hoje vivo disso.”
Participante da batalha ao lado de Mussoumano, Cauê Moura, de Jundiaí (SP), toca o Desce a Letra (3,8 milhões de inscritos e 305 milhões de visualizações). Ele praticamente mobiliza a família em seu canal. O pai, Almir Piovesan, de 56 anos, era gerente de vendas até pouco tempo atrás.
"Saí de lá aproveitando que a empresa, que era grande, não estava num bom momento. Hoje, trabalho com o Cauê. Somos sócios e administro as fan pages dele”, disse. “E minha outra filha, a Mayara, que também está aqui, cuida da participação dele em eventos.”
Kéfera (ou 'a rainha')
Nos bastidores, Kéfera Buchmann (abaixo, ao lado de Gusta Stockler) era chamada de “a rainha” por membros da produção. Aos 22 anos, a dona do canal 5incominutos é a brasileira com o maior número de seguidores no site: 6,2 milhões. Criada em julho de 2010, a página contabiliza mais de 493 milhões de visualizações. “Meu sonho inicial era atuar, via [YouTube] como uma porta de entrada para fazer uma novela, quem sabe...”, confessou ao Quem curte?.
E existiu algum segredo para o sucesso, Kéfera? “Foi ter dado a cara a tapa, sabe? E ter mostrado a minha personalidade, não ter mascarado nada. Ter arrotado, falado palavrão – faço besteira, essas coisas”, descreveu, muito sincera. “E aí a galera falou: ‘Ah, é uma menina que não está o tempo todo na pose princesa, assim.”
Mas qual a receita para dar certo? "A palavra-chave é autenticidade: esses youtubers são autênticos, são de verdade, falam o que sentem, e aí as pessoas entendem isso e respondem com audiência”, opinou Esteban Walther, do Google, evocando a preferência por divulgar o “lifestyle” (o termo é dele) como diferencial dos youtubers Made in Brazil.
Kéfera (ou 'a rainha')
Nos bastidores, Kéfera Buchmann (abaixo, ao lado de Gusta Stockler) era chamada de “a rainha” por membros da produção. Aos 22 anos, a dona do canal 5incominutos é a brasileira com o maior número de seguidores no site: 6,2 milhões. Criada em julho de 2010, a página contabiliza mais de 493 milhões de visualizações. “Meu sonho inicial era atuar, via [YouTube] como uma porta de entrada para fazer uma novela, quem sabe...”, confessou ao Quem curte?.
E existiu algum segredo para o sucesso, Kéfera? “Foi ter dado a cara a tapa, sabe? E ter mostrado a minha personalidade, não ter mascarado nada. Ter arrotado, falado palavrão – faço besteira, essas coisas”, descreveu, muito sincera. “E aí a galera falou: ‘Ah, é uma menina que não está o tempo todo na pose princesa, assim.”
Mas qual a receita para dar certo? "A palavra-chave é autenticidade: esses youtubers são autênticos, são de verdade, falam o que sentem, e aí as pessoas entendem isso e respondem com audiência”, opinou Esteban Walther, do Google, evocando a preferência por divulgar o “lifestyle” (o termo é dele) como diferencial dos youtubers Made in Brazil.
E não são poucos os fãs que, com seus próprios canais no YouTube, alimentam o sonho de virar um youtuber digno do status. Coisa parecida com o que costumava acontecer com adolescentes que se trancavam no quarto para tocar guitarra depois de ir a um show de rock. O instrumento agora é outro. Uma câmera na mão e uma ideia (preferencialmente sobre si mesmo) na cabeça. Basta que o candidato a estrela mostre conhecimento de causa sendo ele mesmo.
Legendas
Foto 1: festa no palco para o encerramento do YouTube FanFest Brasil (crédito: Cauê Muraro/G1)
Foto 2: Mederi (à esquerda) e Tiago Cadori, integrantes do canal Galo Frito, posam no tapete vermelho (crédito: Orquestra de Imagens/Divulgação)
Foto 3: Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, também é fã dos youtubers (crédito: Orquestra de Imagens/Divulgação)
Foto 4: fãs gritam pelos ídolos no YouTube FanFest Brasil (crédito: Orquestra de Imagens/Divulgação)
Foto 4: fãs gritam pelos ídolos no YouTube FanFest Brasil (crédito: Orquestra de Imagens/Divulgação)
Foto 5: Felipe Neto na abertura do evento (crédito: Orquestra de Imagens/Divulgação)
Fotos 6 e 7: desafio de conhecimentos gerais com torta de chantili na cara e desafio de maquiagem também estiveram entre as atrações
Foto 8: o rapper Mussoumano, de Florianópolis, é ovacionado na passagem pelo tapete vermelho (crédito: Orquestra de Imagens/Divulgação)
Foto 8: o rapper Mussoumano, de Florianópolis, é ovacionado na passagem pelo tapete vermelho (crédito: Orquestra de Imagens/Divulgação)
Foto 9: Fã chora diante do palco do evento neste quinta-feira (5) no Áudio Club, em SP (crédito: Orquestra de Imagens/Divulgação)
Foto 10: Gusta Stockler e 'a rainha' Kéfera Buchmann no palco do YouTube FanFest (crédito: Orquestra de Imagens/Divulgação)
Foto 11: o funkeiro Biel, também conhecido como 'o Justin Bieber brasileiro', canta acompanhado de uma dupla de bailarinos (Cauê Muraro/G1)
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