Aparecida, SP, 26 nov (A12) - A próxima Jornada Mundial da Juventude, que será realizada na capital polonesa em 2016, acontecerá durante o ano do Jubileu da Misericórdia. Por isso, o maior evento de jovens católicos do mundo fala sobre a Misericórdia e convida a juventude de todo o planeta a refletir sobre a temática.
“Tolle et lege” – Toma e Lê, em latim – é o nome que leva a série de meditações proposta pelo Comitê Organizador. Danuta Piekarz é biblista e coautora do projeto e explica sobre o objetivo da iniciativa:
“O tema da Jornada Mundial da Juventude foca na misericórdia. De fato, já existem várias reflexões sobre a misericórdia nas Escrituras. No entanto, elas são muito especializadas, e provavelmente os jovens não as leem. Ao contrário disso, a série “Tolle et lege” consiste de meditações, comentários e perguntas escritas em conformidade com as necessidades específicas e a forma de pensamento da juventude. Felizmente, tem se mostrado muito útil. Um jovem peregrino que se prepara para a JMJ encontrará lá algo que foi escrito especialmente para ele, não para os especialistas.”
Anna Kubik, também coautora da série “Tolle et lege”, conta também que o projeto é pensado não só para meditações particulares, mas como atividades em grupo.
“Nós incentivamos os jovens a compartilhar suas reflexões e sentimentos em muitos grupos, e assim livrar-se de suas atitudes individuais. A fé não é pra ser mantida pra si mesmo, mas algo que deve ser compartilhado com os outros. Graças ao testemunho pessoal de outras pessoas, podemos perceber a presença de Deus no mundo. Nós esperamos que tal atitude seja muito benéfica, não somente durante a Jornada Mundial da Juventude, mas também se torne uma prática ao longo da vida dos jovens”, ressalta.
SIR
Nenhum comentário:
Postar um comentário