terça-feira, 3 de novembro de 2015

Talibãs e chefes de guerra apedrejam mulher por adultério no Afeganistão

Vídeo mostra cena de apedrejamento há uma semana no país.
Mulher foi condenada por ter tentado fugir com seu amante.

Da France Presse

Talibãs e chefes de guerra apedrejaram uma mulher no Afeganistão por ter tentado fugir com seu amante.
Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra a cena de apedrejamento, que ocorreu há uma semana, em Ghalim, zona montanhosa e desértica da província de Ghor, informou a governadora Sima Joyenda à AFP.
Joyenda é uma das duas mulheres à frente de uma das 34 províncias do Afeganistão, onde a sociedade é muito patriarcal.
No vídeo, se vê uma mulher de pé em um buraco cavado no chão, apenas com a cabeça para fora.
Um homem vestido de negro pega uma pedra e joga contra ela, e é seguido por outros três companheiros. Um deles a manda rezar a shahada, a profissão da fé islâmica.
Abdul Hai Katebi, porta-voz da governadora, assegurou à AFP que o vídeo é autêntico.
A vítima, chamada Rojsahana, "foi apedrejada por dignitários religiosos e chefes de guerra irresponsáveis", reagiu Sima Joyenda. Segundo ela, Rojsahana, que teria entre 19 e 21 anos, foi casada com um homem contra sua vontade e resolveu fugir com um rapaz de sua idade.
A chefe da província condenou o assassinato e pediu que o governo central de Cabul faça uma limpeza nesta zona sob controle talibã.
"É o o primeiro incidente deste tipo na região e não será o último. As mulheres têm dificuldade em todo o país e em particular em Ghor", uma província muito pobre, explicou Joyenda.
O chefe da polícia de província, Mustafá Mohseni, confirmou que esta foi a primeira lapidação na região este ano.
O apedrejamento é um castigo previsto pela lei islâmica para mulheres ou homens casados que mantiveram relações sexuais extraconjugais. Esta pena era aplicada quando os talibãs dirigiam o Afeganistão (1996-2001), mas é pouco frequente nos países muçulmanos.
Os talibãs defendem uma interpretação rigorosa da sharia, a lei islâmica.
Imagem de vídeo gravado em 25 de outubro e divulgado nesta terça-feira (3) mostra homens afegãos apedrejando mulher na província de Ghor (Foto: Radio Free Europe / Radio Liberty / AFP)Imagem de vídeo gravado em 25 de outubro e divulgado nesta terça-feira (3) mostra homens afegãos apedrejando mulher na província de Ghor (Foto: Radio Free Europe / Radio Liberty / AFP
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário