Recordando
Em clima de grande alegria e congraçamento, foi entregue nesta segunda-feira à noite a Medalha de Defesa dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara ao padre Francisco Geovane Saraiva. A cerimônia foi realizada na paróquia de Santo Afonso, no bairro da Parquelândia, conhecida como Igreja Redonda, onde padre Geovane é sacerdote. A comenda, concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) - foi entregue pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB), autora do requerimento.
Padre Geovane dirigiu-se aos fiéis, amigos e autoridades presentes com palavras de Dom Hélder Câmara – o qual é um dos principais biógrafos: “Eu tenho fome e sede de paz” - dizendo naquele momento estar muito feliz e sensibilizado com a Comenda que leva o nome do bispo Dom Hélder pela CMFor.
“Não posso esquecer dos empobrecidos, dos sonhadores e dos admiradores de Dom Hélder Câmara. Alimentar em nós a ideia de que outro mundo é possível”, disse Dom Geovane, afirmando ser Dom Hélder “O maior brasileiro de todos os tempos. Um ‘articulador’, no melhor sentido da palavra, em defesa dos direitos humanos, um conspirador pela causa dos empobrecidos”.
A vereadora Eliana Gomes destacou a importância da atuação de Padre Geovane Saraiva nas pastorais sociais e nas diversas comunidades em que atuou em Fortaleza, em defesa dos mais necessitados, dos mais pobres e dos mais humildes. Eliana salientou que o requerimento teve aprovação unânime entre todos os vereadores.
“Entramos no mês de dezembro, onde a paz e a solidariedade devem estar presentes. Esse clima de alegria, esse clima de celebração entre todos nunca será esquecido.”, disse Eliana Gomes, lembrando as lutas de Dom Hélder Câmara contra a repressão política nos anos de ditadura militar (1964-1985) e por um país com mais liberdade e justiça social.
A Secretária da SER III (Secretaria Executiva Regional III), Olinda Marques, considerou como mais do que merecida essa homenagem ao padre Dom Geovane. Olinda salientou o esforço contínuo do sacerdote nas suas lutas cotidianas nas pastorais sociais e em todas as comunidades em que atua. Além disso, Olinda destacou a atuação do pároco em “divulgar entre os jovens, através de seus livros e artigos, a história de Dom Hélder Câmara e de inúmeros outros que lutaram no Ceará, no Brasil e no mundo pelos direitos humanos”.
Padre Geovane
Cearense de Capistrano, padre Geovane Saraiva estudou seu primeiro e seu segundo grau em São José do Mourão, no Paraná. Estudou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Brasília e Teologia na PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio Grande do Sul. Foi ordenado sacerdote em 1988, atuando nas paróquias São Pio X, São Francisco de Assis e Nossa Senhora da Paz. Padre Geovane exerceu grande atuação juntos às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e pastorais sociais.
Atualmente é pároco da comunidade de Santo Afonso. Em 2007, recebeu o título de Cidadão de Fortaleza. Escritor e articulista na imprensa, publicou, entre outros títulos, A Ternura de um Pastor (obra sobre a vida do bispo Dom Aloísio Lorscheider) e Nascido Para As Coisas Maiores (sobre a vida de Dom Hélder Pessoa Câmara).
Nenhum comentário:
Postar um comentário