segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Dom Gallagher: “Papa Francisco encarna imagem do Concílio Vaticano”

Cidade do Vaticano, 18 jan (sirnoticias@hotmail.com) – “O Concílio Vaticano II se caracteriza por seu caráter pastoral e representa uma verdadeira novidade: convida os crentes e não crentes ao cuidado da casa comum através do diálogo ecumênico pelo bem e a paz de todos, bem como a prioridade da pastoral abriu novos caminhos para a Igreja. O pontificado de Francisco segue esta indicação. De fato, o Santo Padre encarna o espírito do Concílio, favorecendo as obras de misericórdia”.
É o que afirmou dom Paul Richard Gallagher, secretário da Santa Sé para as relações com os Estados, durante a apresentação do livro de Gilfredo Marengo, “Papa Francesco incontra il ‘nuovo’ mondo” (Papa Francisco encontra o ‘novo’ mundo), que aconteceu na tarde/noite da última sexta-feira em Roma, na sede da Rádio Vaticano.
“Uma palavra-chave do Concílio é ‘diálogo’ – continuou o arcebispo – e no livro de Marengo que retrata a viagem do Papa na América (Cuba e EUA) se destaca exatamente isto, porque, como sublinha o autor, o diálogo depende da liberdade. Pois bem, o Papa dedica muitas palavras e gestos à paz, tema ao qual está relacionado o problema das novas forma de guerra como o terrorismo que tem seu alvo os indefesos e a utilização belicista da internet”.
Diante destes novos desafios, declarou dom Gallagher, encerrando sua intervenção, “o Papa insistiu que a paz é dom de Deus, impossível sem a boa vontade de dialogar”.
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário