segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Especial: A Igreja do Silêncio na Jornada Mundial da Juventude

Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) - Barulho, festa e celebração. É natural que seja assim o maior encontro jovem católico do mundo...
Mas quem passar pela rua São Marcos, em Cracóvia, vai encontrar um lugar reservado à oração livre de rumores!
É a Igreja do Silêncio – um lugar para o encontro íntimo com Deus, com explicam os organizadores da proposta, Padre Andrzej Myszala e Agnieszka Domaszczyńska da Comunidade Pustelnia, nesta adaptação da Rádio Vaticano para a entrevista traduzida pela voluntária brasileira Patricia Paiva-Perycz.

 
O que é a Igreja do Silêncio Padre Andrzej?
Nós antecipamos que durante a Jornada Mundial da Juventude haverão muitos jovens. Haverá muito movimento em todos os lugares, e será provavelmente barulhento também. Isso é normal – afinal, esta é uma celebração da juventude! Mas no centro da JMJ deve haver também uma área de silêncio. Foi assim durante as JMJs anteriores, por exemplo, em Roma ou em Paris – em cada lugar havia uma igreja especialmente dedicada, um tipo de “coração” íntimo de um organismo vivo. A Igreja do Silêncio na rua São Marcos irá cumprir um papel semelhante: os jovens poderão entrar, rezar, ficar em contato com Deus face a face. É por isso que estamos planejando isso. A igreja terá silêncio absoluto, praticamente o tempo todo, talvez com uma breve pausa à noite, para limpar a igreja. Sem devoções, apenas a exposição do Santíssimo Sacramento.
Como é a oração em silêncio Agnieszka?
Acima de tudo, torna-nos conscientes da presença interior de Deus em nós. O ponto é entrar neste momento no interior de alguém, com o seu coração e com fé “olhar” para Jesus presente nele, ouvir o que Ele quer nos dizer. A oração deveria nos levar ao ato mais importante – o ato de fé, no qual expressamos nosso amor e doação a Deus. Confiando nós mesmos a Ele dessa forma, cada dia podemos estar certos de que Ele irá transformar-nos e mais e mais abrir-nos para receber Sua vontade.
E quem nunca rezou em silêncio, Padre Andrzej?
Para alguém que não tem experiência com a oração em silêncio, a questão que é levantada: o que eu farei durante o tempo inteiro, quando eu entrar nesse tipo de igreja?  É por isso que temos preparado muitos auxílios. Há um pequeno livro sobre a oração em silêncio, que apresenta uma descrição passo a passo do que isso consiste. O livro está traduzido na maioria dos idiomas que serão usados durante a JMJ e estará disponível na frente da igreja. Além disso, haverá um folheto especial para cada pessoa. Um pequeno manual – “Guia para o silêncio”, sobre como ser tocado por isso, a fim de não falar excessivamente com Deus, mas fazer uma verdadeira oração interior.
Por que é necessário um guia para o silêncio, Agnieszka?
Na oração em silêncio, a coisa importante é entrar e ouvir. Como Samuel: “Falai, Senhor, vosso servo escuta”. É essencial que neste tipo de escuta à Deus uma pessoa deva dar a si mesmo completamente como Jesus deu a si mesmo no Getsêmani para o Seu Pai: “Não o que eu quero, mas seja feito conforme a Tua vontade”. Após o silêncio, há uma necessidade de poder ser “tocado”, para que tanto quanto possível aquiete nosso coração, para que Deus possa trabalhar em nós. Isso não é tão fácil, você tem que aprender. É por isso que um guia é necessário. É como um pequeno guia para o “deserto da Judeia” no centro da grande “Jerusalém”.
Como foi na Igreja do Silêncio da Jornada em Roma, Padre Andrzej?
Foi incrível – a igreja do silêncio estava cheia o tempo todo. Algumas centenas de pessoas, completamente em silêncio. Velas, escuridão e nenhuma palavra. Do lado de fora havia movimento, multidões e murmúrio na rua, muitas coisas interessantes estavam acontecendo e, nos degraus da porta da igreja, de repente havia um espaço diferente. Esse silêncio era, então, mais atraente. Nós tentaremos fazer algo assim em Cracóvia.
Talvez o próprio Papa virá para rezar?
Nós certamente o convidaremos! De qualquer forma, ele conhece esse tipo de oração muito bem. Na primeira entrevista após ele ter sido eleito, na pergunta sobre como ele reza, o Papa Francisco respondeu que entre às 19 e 20h ele passa em silêncio diante do Santíssimo Sacramento. (JMJ/RB)
(from Vatican Radio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário