sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Ideias sobre poesia

29 de janeiro de 2016

Guimarães Rosa: poeta da prosa.
Guimarães Rosa: poeta da prosa.
Por Carlos Ávila
Em julho de 1999, dei uma entrevista ao jornalista Walter Sebastião, quando do lançamento do meu livro de poemas “Bissexto sentido” (SP, Ed. Perspectiva – Coleção Signos); Walter também montou umbox na matéria que chamou de “Perfil do autor” (me provocando, no melhor sentido, sobre alguns temas – tipo “a melhor qualidade de um poeta”, ou ainda “um poema perfeito”). Recupero e reproduzo abaixo o nosso papo; apenas algumas ideias que, talvez, ainda sejam atuais (obs.: a entrevista foi gravada em minha casa, pelo jornalista; daí o tom coloquial das respostas).
Um poeta
Dois: Drummond e João Cabral, que vejo como complementares. Um é a expressão da poesia como coisa extremamente pessoal, mas ampla, o próprio sentimento do mundo; o outro, a evidência maior do seja a poesia, que é trabalho, construção, organização da palavra. São os dois maiores poetas brasileiros deste século.
Um livro fundamental
“Grande sertão: veredas”, de Guimarães Rosa, pela amplitude da visão do humano inserido num ambiente, na terra. É o livro que mostra a travessia humana.
Um livro para quem quer escrever poesia
São muitos. “Ideograma, lógica e linguagem”, organizado por Haroldo de Campos, pela visão do problema da linguagem; “Sobre literatura e arte”, textos de Marx e Engels, pela inserção do criador na sociedade e no seu tempo; “ABC da literatura”, de Ezra Pound, pela didática.
Melhor qualidade de um poeta
O equilíbrio perfeito entre forma e conteúdo.
Um poema perfeito
Há vários. Num primeiro momento, no Brasil, vem a minha cabeça “Máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, e “Psicologia da composição”, de João Cabral de Melo Neto, por exemplo. “The waste land”, de T. S. Eliot, talvez seja o grande poema deste século.
Alguém que não escrevendo poesia seja poeta
Determinados artistas plásticos como Marcel Duchamp e Hélio Oiticica; e alguns músicos como Caetano Veloso e John Cage. Eles são poetas.
Dica para quem quer escrever poesia
Escrever é basicamente ler. E, além da leitura, estudo. Isto é, conhecer o material do poeta: entender as formas poéticas, noção de verso, métrica, rima, ritmo, conhecer bem a língua etc. Outro aspecto importante é entender que poesia é o contrário da pressa. Ansiedade por publicar, por ver seu nome impresso, atrapalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário