terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Papa pede ao Irã que trabalhe pela paz

Apesar de ser uma República Islâmica, o Irã possui boas relações com a Santa Sé.
Por Philip Pullella
ROMA - O papa Francisco encontrou nesta terça-feira (26) o presidente do Irã, Hassan Rouhani, e pediu a Teerã para trabalhar com outros países do Oriente Médio para promover a paz e combater a disseminação do terrorismo e do tráfico de armas na região.
O Irã, muçulmano xiita, é o principal aliado do presidente sírio, Bashar al-Assad, enquanto países ocidentais apóiam os oponentes de maioria sunita na guerra civil que já dura cinco anos. Muitas nações ocidentais também acusam o Irã de financiar diversos grupos militantes, vistos por elas como organizações terroristas.
Apesar de ser uma República Islâmica, o Irã possui boas relações com a Santa Sé e o Vaticano busca usar sua influência com Teerã para ajudar a levar a paz ao Oriente Médio.
Um comunicado divulgado pelo Vaticano após o encontro apontou o "papel relevante que o Irã é chamado a desempenhar" para encontrar uma solução política para os problemas que afligem o Oriente Médio, mencionando especificamente o terrorismo e o tráfico de armas.
"Agradeço a você pela visita e espero a paz", disse Francisco ao líder iraniano do final de um encontro de 40 minutos no escritório privado do papa no Vaticano.
Rouhani, que vestiu um turbante branco e roupas pretas, pediu ao papa para "rezar por ele". Eles então realizaram conversas com diplomatas de alto escalão do Vaticano.
Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário