sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Pérola do Oriente

Outro dia, trabalhando na edição do Dom Total, me deparo com a seguinte informação: ‘já em 2020, a área metropolitana de Xangai pode contar com uma população de 170 milhões de pessoas, mais que o dobro da Alemanha’.

Caramba! 170.

Decido então buscar mais informações sobre a cidade. Descubro que está localizada na costa central da China, junto à foz do rio Yangtze. Hoje são 25 milhões de habitantes, que fazem dela a maior do país. Mas começou pequena, claro, como uma vila dedicada à pesca e ao setor têxtil.

Xangai ganhou importância no século XIX devido à localização favorável do seu porto e por ser uma das cidades abertas ao comércio exterior pelo Tratado de Nanquim, em 1842. Bom, é o que diz a Wikipédia.

Hoje é o maior centro comercial e financeiro da China e um destino turístico famoso por seus marcos históricos, como o Bund, o Templo Cidade de Deus e o centro financeirode Pudong, onde está localizada a famosa Torre Pérola Oriental.

Como eu sou da época dos guias, dou uma olhada nos roteiros da revista ‘Viagem’, da editora Abril, e em páginas como ‘A Próxima Viagem’, que trazem sugestões de lugares para ficar, comer, ir. Mas o bacana mesmo é encontrar blogs como o ‘Preciso Viajar’, que dão dicas práticas. Aqui a Fernanda Souza fala sobre como se locomover pela cidade.
Comidinhas

Já que ir para Xangai não é uma coisa assim, fácil [são 18.109 km partindo da capital mineira ou algo em torno de R$ 7.000,00 em passagens aéreas], uma alternativa é aproveitar os restaurantes de comida chinesa de Belo Horizonte. Em uma rápida pesquisa, o Macau e a Grande Muralha aparecem entre os mais recomendados.

Macau
Av. Olegário Maciel, 1767 – Lourdes
(31) 3337-6193

Grande Muralha
R. Santa Catarina, 781 – Lourdes
(31) 3291-5060
Sorte
No fim das contas, comida chinesa nem é das minhas prediletas. Mas se for a pedida, tem que acabar em biscoito da sorte. Sim, aquele treco estranho com gosto de nada e um papelzinho dentro.
Fico imaginando como surgiu a simpática ideia. Tento algumas teorias, mas entre elas não está ‘passar planos de batalha para vencer o império Mongol’. Pois é, dá uma olhada na história!
E descubro também que dá para tirar a sorte online. Vejamos:
‘O seu amor verdadeiro irá revelar-se sob o luar’.
Uau. Que venham! [O luar e as passagens para Xangai].

Patrícia AzevedoÉ graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com formação complementar em Ciências Sociais. Especialista em Gestão Estratégia da Comunicação pela PUC-Minas. Foi bailarina do Grupo Experimental 1º Ato e integrou a equipe do programa ‘Livro Aberto’ (atual ‘Imagem da Palavra’) da Rede Minas de Televisão. Atuou também, como jornalista, nas assessorias de comunicação da UFMG, do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. É repórter do portal Dom Total. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário