domingo, 10 de janeiro de 2016

Procissão do Nazareno Negro deixa dois mortos nas Filipinas

Mais de um milhão de pessoas participaram das celebrações no sábado (9).
Cerca de 1600 pessoas foram atendidas pela Cruz Vermelha local no evento.

Da France Presse

Multidão de devotos se reune durante procissão do Nazareno Negro em Manila, nas Filipinas (Foto: Romeo Ranoco/Reuters)Multidão de devotos se reune durante procissão do Nazareno Negro em Manila, nas Filipinas (Foto: Romeo Ranoco/Reuters)
Duas pessoas morreram e centenas ficaram feridas em Manila durante a tradicional procissão do Nazareno Negro, um Cristo de madeira escura que leva a cruz, informaram as autoridades.
Mais de um milhão de pessoas participaram das celebrações do sábado (9), em uma das maiores concentrações religiosas do mundo.
Segundo o padre Douglas Badong, líder da igreja de Manila que frequentemente abriga a imagem do Cristo negro, um vendedor de rua morreu vítima de um infarto. "Foi por culpa da multidão e do calor, seu corpo não pôde suportar", disse à AFP.
Um homem de 27 anos, que segundo os meios locais sofria de uma doença hepática, morreu após ajudar a tirar do carro que transportava a estátua e não pôde ser reanimado, completou o Padre Badong.
Os peregrinos acompanham a procissão descalços e com grande fervor popular ao famoso Cristo, que um padre espanhol levou às Filipinas em 1607, e ao qual os habitantes atribuem a faculdade de cumprir desejos e fazer milagres.
Devotos escalam para tocar a imagem do Nazareno Negro durante a procissão anual em Manila, nas Filipinas (Foto: Romeo Ranoco/Reuters)Devotos escalam para tocar a imagem do Nazareno Negro durante a procissão anual em Manila, nas Filipinas (Foto: Romeo Ranoco/Reuters)
Os fiéis tentam tocar no Cristo negro e não hesitam em subir nos ombros dos demais para fazê-lo.
Segundo a polícia, até 1,5 milhão de pessoas participaram desta procissão que percorreu os sete quilômetros que separam a igreja do padre Badong da de Quiapo, no centro de Manila.
A secretária-geral da Cruz Vermelha local, Gwendolyn Pang, explicou que sua instituição atendeu cerca de 1.600 feridos durante a procissão.
Cerca de 90% dos 100 milhões de filipinos são católicos fervorosos
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário