sábado, 20 de fevereiro de 2016

Eu cuido, tu cuidas, eles cuidam

Esta é a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica.
O tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica, devido a sua amplitude, requer um aprofundamento, por isso durante seu período vou me ocupar dele.O objetivo geral da campanha é: Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.
Esta é a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica, sendo que as outras aconteceram nos anos de 2000, 2005 e 2010. Ela é coordenada e realizada pelo CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – composto pelas seguintes Igrejas: Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia.
Considerando que a terra é casa comum de todos os povos e continentes, esta Campanha está sendo realizada com a Igreja Católica da Alemanha, através da Misereor. A Miserior é uma organização dos bispos católicos alemães, que desde 1958, colabora com projetos sociais de países mais pobres.
O objetivo principal é contribuir para que seja assegurado o direito essencial de todos ao saneamento básico. A urgência do tema envolve a todas as pessoas individualmente, as Igrejas e as estruturas públicas.
A fé leva às obras e ao compromisso. A Campanha da Fraternidade Ecumênica é realizada à luz da fé. Por isso, rezamos o tema com a oração: Deus da vida, da justiça e do amor, Tu fizeste com ternura o nosso planeta, morada de todas as espécies e povos. Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos. No seguimento de Jesus, com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres. Amém!
Dom Rodolfo Luis Weber/ Arcebispo de Passo Fundo/Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário