sábado, 27 de fevereiro de 2016

Oscar 2016/Spotlight – Segredos Revelados


spotlighttrailer-imagemdestacada-660x330
Susana ReisSusana Reis - 22/02/2016  

Se nos atentarmos bem, poderemos perceber que o jornalismo sempre teve duas vertentes no cinema. A primeira é a de crítica à profissão, afinal é um caminho cheio de dinheiro e poder que podem levar a manipulações, traições e mentiras.   A segunda é a de exaltação, afinal o bom jornalista é aquele que busca representar a verdade e o faz com todo o afinco, superando dificuldade. Como bem disse George Orwell: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.
spotlighttrailer-imagemdestacada-660x330

“Spotlight – Segredos Revelados” se enquadra na segunda opção. O filme, baseado em uma história real, acompanha o departamento de jornalismo investigativo do jornal Boston Globe, denominado de Spotlight, que acaba se deparando com diversos casos de abuso de crianças por padres católicos. Buscando provas que comprovem os casos de pedofilia, os jornalistas acabam descobrindo que líderes religiosos ocultaram os casos transferindo os padres de região ao invés de puní-los, e ficam ainda mais motivados a publicar o escândalo.

Dirigido por Tom McCarthy, “Spotlight” não traz muitas surpresas na direção. Tudo é bem convencional, sem grandes destaques na fotografia, ou mesmo nas atuações. O que eleva o filme é realmente o roteiro e a temática, que prende o espectador em uma história polêmica e forte e mostra as dificuldades da investigação e da profissão. Muitos documentos, muitas entrevistas, um árduo processo de apuração, produção e escrita deram, na vida real, o prêmio Pulitzer para a equipe. O que o filme busca mostrar é esse processo de jornalismo modelo, sério, à serviço da sociedade.

Com 6 indicações Oscar, de melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante para Mark Ruffalo, melhor atriz coadjuvante para Rachel McAdans, roteiro original e montagem, “Spotlight – Segredos Revelados” é um filme interessante, mas mais por sua temática do que pela estética cinematográfica.

Revisado por Jay Araújo


SOBRE O AUTOR
 Susana Reis SUSANA REIS Jornalista, viciada em livros, não consegue viver sem filmes e muito menos sem seriados. Descobre a cada dia algo novo que a surpreende e, pouco a pouco, a vida vai se transformando em algo louco e fascinante.
http://literatortura.com/2016/02/oscar-2016spotlight-segredos-revelados/

Nenhum comentário:

Postar um comentário