Agência Ecclesia 08 de Fevereiro de 2016, às 11:24 Ansa
Reforma da Cúria Romana e questões económicas têm dominado trabalhos
Reforma da Cúria Romana e questões económicas têm dominado trabalhos
Cidade do Vaticano, 08 fev 2016 (Ecclesia) - O Papa está reunido até terça-feira com o conselho consultivo de cardeais (C9) que criou para o aconselharem na reforma da Cúria Romana, trabalho que tem incidido, sobretudo, em questões económicas, até ao momento.
A 12ª reunião do chamado ‘C9’ decorre à porta fechada, no Vaticano e é a primeira em 2016.
Os trabalhos da última reunião do conselho consultivo de cardeais dos cinco continentes, em dezembro do último ano, destacou a “importância do trabalho” realizado pelo Conselho para a Economia e pela Secretaria para a Economia, encorajando “a sua continuidade”.
Os responsáveis destes organismos apresentaram dois relatórios sobre a reforma das finanças da Santa Sé e as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados pelo trabalho conjunto.
A 27 de outubro de 2015, o Papa explicou numa carta sobre o processo de reforma da Cúria Romana que o Regulamento Geral da Cúria Romana e a Constituição Apostólica ‘Pastor Bonus’ estão em “pleno vigor”.
“Gostaria de reafirmar que este período de transição não é de modo algum um tempo de 'vacatio legis' [vacância da lei]”, escreveu Francisco numa missiva enviada ao Secretário de Estado do Vaticano.
O Papa explicava que é necessário o “cumprimento das normas comuns” para garantir a realização regular do trabalho na Cúria Romana e nas instituições ligadas à Santa Sé.
Francisco assinalou também que a reforma de algumas estruturas da Cúria Romana “está a decorrer segundo o programa estabelecido” e é da responsabilidade do Conselho de Cardeais, por si instituído a 28 de setembro de 2013.
OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário