Pela primeira vez na Europa uma exposição apresenta a obra realista da família Wyeth.
Por Marco Lacerda*
O Museu Thyssen-Bornemisza de Madrid, em parceria com o Denver Art Museum, apresenta a primeira retrospectiva na Europa sobre Andrew Wyeth (1917-2009) e seu filho Jamie (1946), destacados representantes do realismo americano do século 20. Mais de 60 obras procedentes de instituições públicas e coleções privadas, algumas delas nunca antes expostas, oferecem ao visitante a oportunidade de conhecer o trabalho destes dois artistas assim como detalhes de suas vidas e talento criador. A exposição, com curadoria de Timothy J. Standring, fica em cartaz de 1° de março a 19 de junho.
A mostra, intitulada ‘Wyeth: Andrew e Jamie no Estúdio’, permite constatar como, às vezes, o trabalho de ambos transcorria em paralelo, complementando-se ou servia para estabelecer desafios entre os dois. O generoso acesso às coleções privadas de Andrew e Betsy Wyeth e de Jamie Wyeth permitiu ao curador da exposição, conservador de pintura e escultura da Gates Foundation do Denver Art Museum, desenvolver um projeto expositivo completo com obras importantes que percorrem todos os períodos das carreiras de ambos os artistas.
Junto ao gosto pelo teatral, pelo humor negro e a experimentação técnica, os Wyeth compartilharam uma mesma sensibilidade. Os dois trabalharam na Pensilvânia e no Maine em relativo isolamento do mundo artístico. Ambos foram garotos prodígios e se educaram em casa onde aprenderam as técnicas artísticas de outros membros da família e dedicaram um sem-fim de horas para dominar o ofício e a buscar, até encontrar, o universo que queriam exibir.
Também tem em comum a utilização de técnicas e materiais de forma heterodoxa. Talvez como reação à sua rigorosa formação acadêmica, nenhum deles aplicou aos desenhos nem às obras acabadas qualquer tipo de hierarquia formal. Tudo começava quando sentiam uma emoção profunda que, nas palavras do curador Timothy J. Standring, se resumia em: “Pinte o que o inspira a cada momento, pinte o que conhece e ama.”
*Marco Lacerda é jornalista, escritor e Editor Especial do Dom Total.
Nenhum comentário:
Postar um comentário