Agência Ecclesia 24 de Março de 2016, às 22:15
Foto: Diocese de Aveiro
D. António Moiteiro deu início ao Tríduo Pascal na diocese com reflexão sobre Eucaristia e serviço
Aveiro, 24 mar 2016 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro presidiu hoje na Sé da diocese à Missa vespertina da Ceia do Senhor, início do Tríduo Pascal, e convidou os católicos a comungar com o sofrimento alheio.
“Quem comunga e se torna um com Cristo une-se intimamente com cada irmão e deve expressá-lo no amor e no serviço aos outros”, disse D. António Moiteiro, numa homilia enviada à Agência ECCLESIA.
No dia em que a Igreja Católica celebra a instituição do sacramento da Eucaristia, o prelado disse que é preciso não ficar apenas pelo deslumbramento face à “presença real de Cristo nas espécies eucarísticas do pão e do vinho”.
“Deve ajudar-nos a descobrir o verdadeiro significado do gesto eucarístico da entrega”, precisou, a respeito da celebração.
“Comungo com Cristo quando como o pão eucarístico, mas também quando lavo os pés, isto é, quando comungo das tristezas e tribulações dos irmãos, quando consolo, ajudo, faço justiça ao próximo”, acrescentou.
D. António Moiteiro falou das várias maneira em que Jesus manifesta “a sua presença real e pessoal”, da Eucaristia à Bíblia, passando pela comunidade cristã.
“O que Jesus quis expressar com o lava-pés da Eucaristia foi dizer-nos que a finalidade da sua vida eram os outros, que a sua existência só tem sentido a partir do amor aos outros. Só assim se explica que Ele tenha estendido os braços na cruz, numa espécie de convite a abraçar o mundo – a plenitude humana só se consegue com a entrega total da nossa vida”, observou o bispo de Aveiro.
A homilia concluiu-se com uma oração a Maria, “Mãe da Misericórdia”, apelando ao apoio a “quem é pobre e necessitado, quem se encontra em dificuldade”.
OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário