ValĂȘncia, 30 mar (sirnoticias@hotmail.com) - Apesar do Jubileu pelos 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus tenha se encerrado no dia 15 de outubro do ano passado, suas homenagens se estenderam atĂ© 2016 na Arquidiocese de ValĂȘncia, Espanha. Os Mosteiros Carmelitas da jurisdição espanhola fecharam os festejos da mĂstica, e santa reformadora do Carmelo nesta segunda-feira, 28 de março, data de nascimento da religiosa andarilha.
Este tempo jubilar, que iniciou em outubro de 2014, foi prorrogado atĂ© este ano pelo Arcebispo de ValĂȘncia, Cardeal Antonio Cañizares, e se viveu de maneira muito especial nos mosteiros carmelitanos, que ainda foram durante este tempo templos jubilares com a possibilidade de ganhar a IndulgĂȘncia PlenĂĄria.
"TĂȘm sido um transbordamento tĂŁo grande e intenso de celebraçÔes e eventos, que somente com armo e agradecimento interminĂĄveis poderĂamos compartilhar o vivido atravĂ©s do presente tĂŁo imenso que foi este CentenĂĄrio", assinalaram fontes do Mosteiro de SĂŁo JosĂ© e Santa Teresa, citadas por PARAULA, meio de comunicação diocesano.
As celebraçÔes tambĂ©m foram importantes para o Mosteiro do Coração EucarĂstico de Jesus de Godelleta que manifestou que durante o V CentenĂĄrio a fundadora "armou confusĂŁo em nossos coraçÔes, despertou e moveu a toda Igreja, entrando a dialogar com muitos aspectos do desenvolvimento humano e espiritual, e assim nos moveu a todos seus filhos e filhas a fazer confusĂŁo e convidar aos demais a confundir-se conosco, com o espĂrito carmelitano-teresiano".
Entretanto, as carmelitas descalças do Mosteiro de SĂŁo JosĂ© de Pucol, assinalaram que as comemoraçÔes dos 500 anos foram "uma presença animadora de nossas comunidades", e para o Padre JosĂ© Antonio TodolĂ, pĂĄroco de Santa Teresa de Ăvila, Ășnica parĂłquia dedicada Ă Santa em ValĂȘncia, o jubileu "serviu para redescobrir a vida e obra de uma mulher que se soube fazer valer sem fazer dano a ninguĂ©m".
A abertura oficial do Jubileu Teresiano ocorreu em Ăvila no dia 15 de outubro de 2014 na solenidade da Santa e MĂstica. Dita abertura esteve marcada por uma celebração EucarĂstica presidida pelo Arcebispo de Valladolid e Presidente da ConferĂȘncia Episcopal Espanhola (CEE), Cardeal Ricardo BlĂĄzquez, com a presença de vĂĄrios Bispos espanhĂłis e da FamĂlia do Carmelo, encabeçados pelo Padre Saaverio CanistrĂĄ, Geral da Ordem.
"Nos reunimos para recordar as obras da misericĂłrdia de Deus, para cantar suas maravilhas, para fazer o elogio de uma mulher excepcional que nos precedeu na FĂ© em Deus, no amor a Jesus Cristo e nos trabalhos pelo Evangelho. A memĂłria de Santa Teresa de Jesus, nascida perto desta praça hĂĄ 500 anos, nos tem convocado esta manhĂŁ. Sua recordação estĂĄ viva entre nĂłs; Ă© motivo de alegria, de estĂmulo e de esperança", expressou o Cardeal naquela oportunidade.
Os festejos do Ano Jubilar Teresiano se estenderam ao mundo, onde a FamĂlia Carmelita tem presença. Uma comemoração que contou, entre outras coisas, com a peregrinação mundial da relĂquia do bastĂŁo com o qual a santa percorreu seu paĂs natal para fundar os mosteiros carmelitanos, e que levou por tĂtulo "Caminho de Luz".
SIR
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio