quarta-feira, 30 de março de 2016

Jubileu: Padres Marianos promovem Congresso da misericórdia

Agência Ecclesia 30 de Março de 2016, às 09:02        
Iniciativa decorre em Fátima até domingo
Fátima, Santarém, 30 mar 2016 (Ecclesia) – A Província Portuguesa dos Marianos da Imaculada Conceição está a organizar um Congresso da Misericórdia, de hoje a domingo no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

A congregação religiosa enviou o programa à Agência ECCLESIA onde se destaca a participação do bispo da Guarda, D. Manuel Felício, com a conferência de abertura do congresso: ‘Desde o Concílio Vaticano II ao Jubileu extraordinário da Misericórdia.’

Ainda no primeiro dia, vai ser apresentada uma reflexão sobre a bula da Proclamação do Jubileu da Misericórdia e Santa Faustina, “a grande apostola da misericórdia”, pelo padre Basileu Pires, dos Marianos da Imaculada Conceição.

Na quinta-feira, destaca-se o tema ‘A missão da Igreja é anunciar a misericórdia de Deus, o coração pulsante do Evangelho’ vai ser apresentado pelo bispo de Lamego, D. António Couto.

A 1 de abril, o padre carmelita, Jeremias Vechina, vai falar sobre as sete obras de misericórdia espirituais e no dia seguinte, o presidente da Cáritas Portuguesa Eugénio Fonseca, reflete sobre as sete obras de misericórdia corporais.

O Congresso da Misericórdia, organizado pela Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição, termina no domingo: às 11h30 decorre a Eucaristia, presidida pelo bispo da Guarda, é celebrada no recinto de Oração do Santuário e às 15h00 realiza-se o envio dos participantes e a ‘Coroa da Misericórdia’.

Os Marianos contextualizam que este evento tem “um longo historial” com as Semanas de Espiritualidade, realizadas no seu convento de Balsamão, Diocese de Bragança-Miranda, desde 1998.

“Acolhemos o anúncio deste Ano da Misericórdia com grande júbilo, sentindo-nos confirmados no caminho que temos vindo a percorrer, a Misericórdia, o ‘coração pulsante do Evangelho’”, acrescenta o comunicado.

Fundada em 1673, a Ordem dos Marianos da Imaculada Conceição tem na “espiritualidade da Misericórdia” um dos elementos fundamentais do seu carisma.

CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário